De que maneira a distinção da Escolha do Consumidor reforçou a confiança e satisfação dos utilizadores da STCP?

A distinção da Escolha do Consumidor é um reconhecimento baseado na opinião dos próprios utilizadores do nosso serviço, que avaliam vários aspetos do nosso serviço, como a pontualidade, o conforto dos nossos autocarros, a simpatia dos motoristas e a eficiência das rotas.

Acreditamos que este reconhecimento reforça a confiança e satisfação dos nossos passageiros de várias formas: validação de qualidade, o prémio é um reconhecimento externo da qualidade do nosso serviço, mostrando a todos os nossos passageiros que a empresa é reconhecida; transparência e credibilidade,ao recebermos esta distinção, a STCP demonstra transparência e empenho em melhorar continuamente, o que ajuda a aumentar a nossa credibilidade junto dos nossos passageiros; motivação para a Melhoria Contínua, este reconhecimento motiva-nos a continuar a melhorar a experiência de viagem dos nossos passageiros.

Que iniciativas estão a ser desenvolvidas pela STCP para promover a mobilidade sustentável?

Temos investido continuamente na descarbonização da nossa frota, o ano passado adquirimos 48 novos autocarros elétricos e até ao final deste ano iremos adquirir mais 28 (20 autocarros standard e 8 midis). Isto significa que fecharemos o ano de 2024 com 96 viaturas elétricas, 100% livre de emissões.

A entrada destas novas viaturas permite aumentar a oferta da nossa operação, sem descurar o compromisso ambiental assumido, e responder às necessidades dos clientes. Continuaremos a trabalhar para uma mobilidade mais verde, reforçando a política de sustentabilidade e promovendo ativamente a neutralidade carbónica das cidades onde operamos.

Para além disso, temos trabalhado afincadamente na criação de parcerias com entidades locais para promover o uso do transporte público como uma alternativa mais ecológica em comparação com o transporte individual. Só este ano, já estivemos presentes com vaivéns ou serviços especiais em eventos como a Queima das Fitas do Porto, o North Festival ou a Comic Con.

Quais foram as novas tecnologias ou melhorias de sistema implementadas recentemente para otimizar a operação e a experiência do passageiro?

Nos últimos anos, a STCP tem implementado tecnologias como a possibilidade de pagamento através de MBway, a disponibilização de informação em tempo real sobre horários e tempos de espera em plataformas como o Explore Porto, Wi-Fi gratuito nos autocarros para melhorar o conforto e a conveniência dos nossos passageiros.

Em termos operacionais, estamos empenhados em melhorar a monitorização e gestão da nossa frota através de sistemas avançados que permitem uma melhor coordenação e otimização das nossas operações.

Quais são os maiores desafios que a marca enfrenta atualmente e como estão a transformar esses desafios em oportunidades para melhorar os serviços prestados à população?

A STCP tem pela frente vários desafios como a necessidade de atualizar constantemente os sistemas tecnológicos (formas de pagamento, informação em tempo real, etc.) de forma a acompanhar as inovações e expectativas dos nossos passageiros.

Mantermos o nosso serviço público de excelência ao mesmo tempo que renovamos a nossa frota para veículos 100% livres de emissões.

Avaliarmos a nossa procura constantemente e adaptarmos a nossa oferta para atender melhor às diferentes necessidades dos nossos passageiros. Estarmos em constante melhoria dos nossos serviços de forma a mantermos os nossos passageiros felizes e conseguirmos atrair mais pessoas para o transporte público.

Acredito que se nos posicionarmos não apenas como um mero operador de transporte público, mas como um verdadeiro agente de transformação na mobilidade urbana, podemos contribuir de forma decisiva para cidades mais ligadas e sustentáveis.

Cristina Pimentel

Presidente do Conselho de Administração – STCP


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