Qual o impacto da distinçãoQuality Award para a vossa marca?

O Quality Award atribuído à Gi Group Holding e às nossas marcas – já que o questionário aplicado considerou todo o nosso universo de marcas – significa o reconhecimento de um trabalho feito de forma profissional, sistemática, próxima. Significa que ter inscrito na nossa matriz uma abordagem particularmente humanizada, sobretudo numa era de estatística – descritiva e prescritiva – é um valor maior, reconhecido por quem trabalha connosco e com quem nos cruzamos.

Para as marcas Gi Group Holding Grafton/Wyser/QiBit/BPO/Gi Group – a atribuição pela Consumer Choice do Quality Award no seu ano de estreia é, também, uma oportunidade mais para mostrar o valor da proposta que trazemos ao mercado e ao país: chegámos em 2015, há relativamente pouco tempo, e isso é importante para nós. Tomar de empréstimo a notoriedade do trabalho da Consumer Choice é muito relevante.

Quais são os maiores desafios do mercado de trabalho atual em Portugal e de que forma a Gi Group Holding os está a enfrentar?

Alguém falou em escassez? Um dos grandes desafios do mercado de trabalho é, como bem sabemos, a escassez. Não tanto porque não tenhamos pessoas em idade activa, mas mais porque há, e isso é inegável, um mismatch de competência. Se esse desencontro era já visível em alguns sectores antes da pandemia, a verdade é que o contexto pandémico só veio acelerar esse desencontro: mais trabalho remoto, mais serviços remotos, mais integração europeia, transferência – à velocidade possível – de centros de desenvolvimento e produção para áreas geográficas na influência dos nossos países, e a lista continua. À boleia destas vieram outras mudanças muito expressivas na vida quotidiana das pessoas. E uma nova forma de viver traz, necessariamente, condicionantes e oportunidades também elas novas.

À parte esta mudança, o envelhecimento da população – em Portugal, na Europa e no Mundo implica uma abordagem ajustada no plano económico e social a que as empresas e a oferta de emprego não são alheias.

Na Gi Group Holding, estamos atentos e muito próximos dessas necessidades em mudança constante e, por isso mesmo, temos verticais de negócio especialmente dedicados a adaptar o que encontramos no lado da procura de emprego ao que existe no lado da oferta de emprego. Um bom exemplo disso é a Gi Training, que tem precisamente como propósito a capacitação das pessoas com competências necessárias e com alta empregabilidade.

Que estratégias inovadoras estão a ser adotadas para atrair e reter novos talentos?

Há inúmeras formas de abordar a questão da retenção de talento. Algumas delas, no entanto, são quase como tentar parar o vento com as mãos: as pessoas vão sempre querer mudar de emprego, mudar de ambiente, ganhar novas competências, conhecer novas pessoas, sair do seu lugar de origem. Estes são alguns dos elementos-chave para a mudança e dos que mais contribuem para a emergência da retenção como um tema central na vida das empresas.

Portanto, há uma parte cuja melhor resposta é aceitar que a mudança existe. Por outro lado, quando não são factores como estes que definem a volição, há, sim, muito por onde ir: salário e benefícios são, normalmente, a dupla vencedora. Se no caso do salário é fácil de entender por que razão é capaz de reter talento, a parte dos benefícios desempenha um papel muito relevante que vale a pena explorar. A título de exemplo, num estudo que realizámos acerca do sector logístico – um estudo de 2022, com recurso a dados a nível global, Logistics Global HR Trends – mostrámos como o ambiente na empresa ou a oferta de lugar de estacionamento era importante para quem trabalhava no sector e das variáveis mais bem classificadas. Isto mostra que os benefícios são fundamentais não apenas para manter as pessoas e aumentar a satisfação com o trabalho como também são específicos à indústria ou até mesmo à empresa: quando o parque logístico está localizado numa zona distante, com dificuldade de acesso pela rede de transportes, ter um local para estacionar o carro é muito importante.

Que novas iniciativas ou programas a Gi Group Holding planeia lançar em breve?

Não querendo abrir demasiado o jogo – até porque, dizem, o segredo é a alma do negócio – vale referir que a Gi Group Holding é um ecossistema global de RH, uma empresa de pessoas para pessoas. Daqui resulta que a nossa inovação não pode ser desligada dessa realidade. Seria fácil para usar um eufemismo montar um algoritmo de classificação que listasse os candidatos com as características x, ou que os ordenasse por maior probabilidade de match com determinada oferta de emprego. Isso é feito extensamente por job boards e redes sociais. Mas mais difícil é incluir o input de quem trabalha no terreno, de quem entrevista pessoas e de quem conhece as empresas. Esse salto é muito complexo e é por aí que nos queremos diferenciar.

Tiago Varanda

Marketing Director – Gi Group Holding

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