A VITO foi novamente eleita Escolha do Consumidor em 2024. Qual o impacto desta distinção para a vossa marca?

Sendo o 4ª ano consecutivo com esta distinção, o impacto acaba por ser cada vez maior, tal como a responsabilidade, pois significa que não foi uma distinção ocasional, mas algo que é mesmo valorizado pelos consumidores portugueses e que nos mantém como a sua marca preferida em Máquinas e Ferramentas ao longo do tempo.

É uma espécie de barómetro do mercado, onde ao longo dos anos vamos tirando as nossas conclusões e análises para perceber se continuamos a corresponder à expetativa dos consumidores.

Este tipo de prémios traz uma confiança acrescida aos consumidores no ato de compra e perceção da marca, mas também para nós, internamente, nos coloca a responsabilidade de continuar a empenhar e trabalhar para continuarmos merecedores destas distinções.

 

De que forma a VITO integra inovação e qualidade no desenvolvimento dos seus produtos para se destacar num mercado global cada vez mais competitivo?

É exatamente por ser um mercado cada vez mais competitivo e saturado que os fatores “inovação” e “qualidade” ganham outro destaque, sendo obrigatórios para marcar a diferenciação. Acrescento ainda um outro, “Serviço Pós-Venda”, importantíssimo no nosso negócio e que em conjunto com a inovação e qualidade são 3 pilares fundamentais para continuar a garantir o destaque no mercado cada vez mais global e competitivo.

A importância de oferecer um produto “acompanhado” destes 3 fatores mencionados anteriormente é essencial para quem pretende fidelizar consumidores, não basta apenas vender, é necessário fidelizar para que possamos conquistar cada vez mais quota de mercado e passarmos a ter consumidores que acreditam na marca além do preço.

É esse o posicionamento da VITO, democratizar o acesso a Máquinas e Ferramentas, sejam elas para o dia-a-dia ou para o profissional, e isso consegue-se sem estar apenas focado no preço, preferimos focar-nos no valor da marca.

 

Fale-nos um pouco sobre a expansão da VITO em novos mercados e a importância de parcerias estratégicas, como a com o Atlético de Madrid, para o crescimento da marca?

Expandir a VITO, uma marca 100% portuguesa, para novos mercados na área de Máquinas e Ferramentas é um processo exigente, complexo, ambicioso e orgulhoso, transportar a portugalidade além fronteiras.

Neste momento a marca já está presente em mais de 35 países, com distribuidores próprios que garantem a comercialização e assistência local.

Para conseguirmos expandir a marca de uma forma mais acelerada usamos algumas ferramentas estratégicas como a presença em Feiras Internacionais, patrocínios, posicionamento e investimento digital, entre outros.

O Atlético de Madrid é um exemplo da nossa visão, em querer estar sempre associados a marcas reputadas em determinados mercados e que nos posicionam a nós também de uma determinada forma.

Marcamos presença assídua na maior Feira do setor que acontece em Colónia na Alemanha e é um outro suporte que temos ao dispor para mostra quem somos, como somos e o que pretendemos. Têm sido eventos de grande sucesso e impacto.

 

Como é que a sustentabilidade e a segurança estão incorporadas no processo de fabrico e seleção de produtos da VITO?

Em 2021 colocámos em prática um processo de rebranding da VITO que já vinha a ser trabalho desde 2020. Esse foi também o mote para melhorar em diversos aspetos, inclusive na sustentabilidade, onde reduzimos drasticamente o uso de plástico nas embalagens utilizadas para os produtos e que se encontram expostas nas lojas dos nossos revendedores.

Além disso, já temos utilização de madeiras FSC, por exemplo, apostamos mais em produtos a bateria em detrimento da combustão, a utilização de plástico é efetuada com mais racionalidade e sempre que possível utilizar plástico reciclado. Lançámos em 2023 um novo modelo de calçado de proteção com materiais reciclados e produzido em Portugal.

Estes são apenas alguns exemplos que demonstram que olhamos para o tema da sustentabilidade com atenção e ação.

No que respeita à segurança, esse é um tema sempre prioritário, sendo o nosso negócio de Máquinas e Ferramentas temos de garantir sempre que qualquer produto pode e deve ser utilizado por alguém com segurança. Qualquer produto nosso é testado pela nossa equipa técnica e também em contexto real, não só para validação do seu bom funcionamento, mas, também, para garantir que cumpre com todas a regras de segurança necessárias.

 

João Pintado

Diretor de Marketing

VITO

 

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