O CLIMALIT® ORAÉ® da Saint-Gobain foi eleito Escolha Sustentável em 2024. Que valor acrescentado traz esta distinção para a reputação de um produto já focado na redução de emissões de carbono?
A distinção Escolha Sustentável para o Climalit® Oraé® fortalece a reputação do produto ao reforçar, uma vez mais, as suas características na redução de emissões de carbono e destacar o seu compromisso com a sustentabilidade. Esse reconhecimento aumenta a confiança dos consumidores, diferencia a solução e cria oportunidades, especialmente em projetos que exigem soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
Num setor onde a sustentabilidade é cada vez mais um imperativo, como explicam, de forma prática, a vantagem de escolher CLIMALIT® ORAÉ® para projetos de construção em Portugal?
A escolha do vidro duplo Climalit® Oraé®, para projetos de construção em Portugal, oferece uma vantagem prática ao reduzir significativamente a pegada de carbono, já que o produto é composto por cerca de 70% de vidro reciclado. Isso contribui diretamente para o cumprimento das exigências ambientais e certificações, como LEED e BREEAM, facilitando a obtenção de créditos para construções sustentáveis. Além disso, ao optar por um vidro duplo com baixa emissão de CO2, os projetos ganham em eficiência energética e melhoram a sua classificação em termos de desempenho ambiental, alinhando-se com as metas nacionais e europeias de sustentabilidade.
Desta forma, estamos a contribuir para um mundo melhor – Making The World a Better Home, o propósito da Saint-Gobain.
Que outras soluções disruptivas para a construção sustentável podem surgir nos próximos anos, e como a Saint-Gobain se posiciona nesta inovação?
Acreditamos que nos próximos anos, soluções disruptivas para a construção sustentável podem incluir materiais de construção com carbono negativo, que absorvem CO2 ao longo do ciclo de vida, tecnologias avançadas de reciclagem de resíduos de obra e o uso de biotecnologia para criar materiais inteligentes que se adaptam ao ambiente. Na produção de materiais, a aposta está na circularidade com a incorporação de matérias-primas recicladas e na optimização da economia de recursos como a água e as energias para a produção. A Saint-Gobain já se posiciona na vanguarda das inovações, investindo em pesquisa e desenvolvimento de materiais sustentáveis, tecnologias de eficiência energética e processos de economia circular, sempre com foco em reduzir a pegada de carbono e promover construções mais sustentáveis.
Para além da pegada de carbono, que outros indicadores utilizam para medir o verdadeiro impacto do CLIMALIT® ORAÉ® na sustentabilidade global dos projetos em que está presente?
Além da pegada de carbono, o impacto do Climalit® Oraé® na sustentabilidade global dos projetos é medido por indicadores como a eficiência energética dos edifícios, a economia de recursos naturais (graças ao uso de 70% de matéria-prima reciclada), o potencial de reciclabilidade no fim de vida útil e o consumo de água e energia no processo produtivo. O vidro duplo Climalit® Oraé® está disponível, no mercado português, com várias soluções de capa, como o Climalit® Oraé® Planistar®, o Climalit® Oraé® SKN e o Climalit® Oraé® Cool-lite® Xtreme, que proporcionam um melhor controlo solar, contribuindo efetivamente para uma poupança de energia e melhor conforto no verão e no inverno. Todas estas valências contribuem para a preservação do planeta, eficiência energética, bem-estar do utilizador e conforto acústico.
Guilherme Camello
Responsável de Sustentabilidade na Saint-Gobain Portugal S.A.