Em que medida o prémio “Escolha dos Profissionais” reforça a vossa dedicação a soluções de mobilidade eficazes e inovadoras?
O prémio “Escolha dos Profissionais”, conquistado pelo 4º ano consecutivo, é, antes de mais, uma honra para toda a equipa da Locarent e uma responsabilidade acrescida para o futuro no sentido de continuarmos a merecer este reconhecimento de qualidade, inovação e serviço de excelência.
Sendo uma escolha de Profissionais, os padrões de exigência são, por maioria de razão, elevados. A estes Profissionais/Gestores de Frota, sobretudo os que trabalham com equipas reduzidas, recaem sobre si decisões que são vitais para a empresa e que vão desde a garantia da mobilidade permanente dos seus funcionários e das operações de transporte, passando pelo assegurar de ganhos de eficiência e de sustentabilidade, até à garantia da máxima segurança e conforto dos Colaboradores nas suas deslocações em frota da empresa.
Assim, este reconhecimento é mais do que uma validação externa. É o reflexo direto do nosso esforço contínuo em termos de consultoria e aconselhamento, antecipando as necessidades dos Clientes e implementando soluções inovadoras e adaptadas a cada circunstância.
Um exemplo desse foco na inovação é o recente alargamento da nossa Oferta de Renting aos Pesados e Motociclos. São soluções totalmente novas no mercado português que lançamos em parceria com duas Marcas de referência, a IVECO e a Honda, respetivamente. Estamos convictos de que estas 2 soluções contribuirão para uma visão mais alargada e integrada de mobilidade.
Esta nossa orientação para a Inovação e para a Solução faz parte, desde sempre, do nosso ADN e é o motor que nos permite ser uma referência no setor.
Numa altura em que as empresas procuram soluções cada vez mais personalizadas para as suas frotas, de que forma a Locarent se adapta às novas exigências do mercado, incluindo a transição para frotas eletrificadas?
Num mercado automóvel em disrupção, a Locarent tem assumido a liderança deste processo de transição para a mobilidade elétrica, criando condições e soluções para apoiar Particulares e Empresas neste desígnio de uma mobilidade mais sustentável, eficiente e segura.
Para além de campanhas competitivas, abrangendo uma ampla gama de veículos elétricos e híbridos, oferecemos soluções específicas com vista à eletrificação das frotas e soluções de carregamento.
É disso exemplo a campanha ‘Regresso ao Futuro’, lançada em 2024 pela Locarent, a qual promove a substituição antecipada de veículos a combustão dos nossos Clientes, por veículos eletrificados, usufruindo de condições especiais e únicas.
Este percurso tem dado frutos: a Locarent é hoje uma das principais Gestoras de Frota indutoras da transição para a mobilidade elétrica, tendo já superado as 6.500 viaturas eletrificadas sob gestão, equivalentes a ~50% da frota (passageiros, excluindo RaC).
Este marco representa um investimento de 210 milhões de euros, sendo que 50% das viaturas eletrificadas são 100% Elétricas. No conjunto destas viaturas conseguiu-se uma redução de 20.000 Toneladas de Emissões de CO2/Ano, face a Viaturas a Combustão, percorrendo mais de 160 milhões de Km/ano. Na Frota total sob gestão (sem RaC) a Locarent reduziu em 28% o volume de emissões de CO2 face a dezembro 2020. Esta realização posiciona a Locarent como uma empresa de referência no setor, contribuindo para a redução da pegada de carbono e para a promoção de práticas mais ecológicas.
O futuro próximo é promissor dado que, das mais de 4.800 viaturas novas de passageiros entregues este ano, 60% são eletrificadas, sendo que nas encomendas mais recentes este peso é já de 65%. A nossa ambição e expectativa para os próximos meses é superar os 70%.
Com a crescente digitalização no setor automóvel, como é que a Locarent tem integrado ferramentas digitais para simplificar processos e melhorar a gestão das frotas para os seus clientes?
A digitalização é central para os Clientes e para a Locarent.
Os Clientes pretendem ter acesso a informação útil, de forma autónoma e em tempo real. Para isso temos investido no nosso Portal – My Locarent – que proporciona aos nossos Clientes uma visão em tempo real da sua frota.
Por outro lado, a automação de processos administrativos – sobre os quais temos investido significativamente nos últimos anos – simplifica a gestão diária, reduzindo tempo e recursos, ficando a Locarent mais liberta para prestar um serviço de acompanhamento mais próximo aos nossos Clientes.
Somos uma empresa 100% Portuguesa, autónoma nos processos de decisão, investigação e desenvolvimento, e esse fator traz agilidade nos processos de implementação de soluções de IT construídas com base na realidade local.
Tudo isto otimiza a nossa proposta de valor com efeitos diretos na satisfação dos nossos Clientes.
Quais são os projetos ou tendências que consideram que irão marcar a gestão de frotas em 2025?
O futuro da gestão de frotas será marcado por três grandes tendências: Sustentabilidade, Digitalização e Proximidade.
Com efeito, acreditamos que o automóvel não será mais como dantes. A preocupação com o meio ambiente e por práticas ambientais responsáveis é cada vez mais premente e a indústria automóvel está num processo de evolução tecnológica como só a sua génese tem paralelo.
Por outro lado, continuaremos a assistir à revolução protagonizada pela inteligência artificial, tendo esta um papel crucial na análise preditiva, permitindo assim uma gestão de frotas mais proativa e eficiente.
Por fim, acreditamos que a relação e atenção personalizada ao Cliente continuarão a ser dos mais importantes fatores distintivos deste setor. Os prémios “Escolha dos Profissionais” contribuírão para atestar essa relevância!
Maurício Marques,
Diretor de Marketing – Locarent