Qual o impacto do reconhecimento “Best Tech Experience” na forma como o Clan é percebido pelo mercado e pelos seus parceiros?

O reconhecimento do Clan enquanto Best Tech Experience teve um impacto significativo na perceção do Clan pelo mercado e pelos parceiros, consolidando a empresa como líder e referência em inovação no setor dos recursos humanos. Desde logo porque valida a estratégia do Clan de colocar a tecnologia no centro de sua operação, demonstrando o compromisso da empresa em oferecer soluções digitais de ponta que transformam a experiência de recrutamento para candidatos e empresas. De um ponto de vista prático, reforçou ainda mais a nossa credibilidade, não apenas que investimos em tecnologia, mas também que o fazemos de forma eficaz, ao proporcionar uma experiência positiva para as empresas e profissionais que nos procuram. Graças a isso, este selo de aprovação, por um lado, tem permitido atrair empresas que estão à procura de soluções inovadoras e eficientes para os seus desafios de recrutamento e, por outro, mostra que estamos comprometidos na melhoria contínua dos resultados dos nossos parceiros e clientes. Por último, o facto de termos sido a primeira e única empresa do setor dos recursos humanos a ser reconhecida como Best Tech Experience, consolida o nosso posicionamento noutra categoria que nos é querida: a nossa índole pioneira e o desejo de liderarmos a transformação digital do setor.

O Clan é conhecido por reinventar o recrutamento digital. Que desafios enfrentaram ao criar uma plataforma tão personalizada e como os enfrentam?

Reinventar o recrutamento digital com uma plataforma tão adaptável como a do Clan implica superar desafios de natureza diversa. Aquele que consideramos prioritário e que é, na verdade, um trabalho constante, é a necessidade de garantir o equilíbrio perfeito entre tecnologia e o olhar humano. Só assim teremos uma plataforma eficiente e inovadora que não perde a capacidade de decisão humana e a proximidade, essenciais no recrutamento. Fazemo-lo através da complementaridade entre as nossas valências digitais e o facto de contarmos com equipas experientes e disponíveis para apoiar profissionais e clientes ao longo de todos os processos. Outro desafio foi garantir a acessibilidade e inclusão, reconhecendo as diferenças no acesso e literacia digital. Para isso, a vertente humana é novamente essencial. Se, por um lado, oferecemos diversos canais de contacto tradicionais, como o atendimento telefónico ou os espaços presenciais, temos também modelos inovadores como o (in)Pulse, que leva uma equipa do Clan para dentro das instalações do cliente. Finalmente, existe o desafio – para nós um dos mais estimulantes – que é continuar a acompanhar a constante evolução do mercado de trabalho e do mundo tecnológico. Não abdicamos de investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento, mantendo um diálogo constante com os nossos clientes, colaboradores e candidatos para entender as suas necessidades e expectativas. Em suma, e como temos vindo a dizer ao longo do tempo, apesar de toda a inovação tecnológica, consideramos que o essencial são as pessoas e são elas que estão no centro de tudo aquilo que fazemos. É por elas que todos os dias respondemos a estes desafios.

A tecnologia do Clan valoriza a experiência do candidato no processo de recrutamento. Como garantem que esta experiência continua a ser de excelência, mesmo em tempos de grande procura?

Garantimo-lo através do investimento contínuo em tecnologia, aprimorando constantemente a plataforma de procura de emprego para otimizar a experiência do candidato com funcionalidades como pesquisa inteligente, filtros por localização, informações detalhadas sobre as vagas e um processo de candidatura simplificado. Por outro lado, mantemos uma comunicação transparente e proativa, informando os candidatos sobre o estado das suas candidaturas e oferecendo feedback e apoio em todas as etapas do processo. Este suporte personalizado inclui linhas de atendimento, assistência virtual e uma área reservada personalizada, para garantir que os candidatos recebam a ajuda de que precisam, no momento em que precisam. Por outro lado, o nosso já famoso processo 100% digital – do recrutamento ao pagamento –, agiliza e simplifica a experiência dos talentos que nos procuram e que integram as equipas dos nossos clientes.

Num mercado de trabalho em constante evolução, de que forma acreditam que o Clan pode moldar o futuro do recrutamento em Portugal e além-fronteiras?

O Clan tem acompanhado a constante evolução do mercado de trabalho, antecipando-se em alguns casos, com a materialização de soluções digitais que nos diferenciam. Queremos que o Clan seja um agente de progresso no futuro do recrutamento, através desta liderança na inovação digital e do investimento em tecnologia emergente – com o mar de possibilidades trazido pela Inteligência Artificial – para aprimorar constantemente as nossas plataformas. Como disse, queremos fazer tudo isto sem nunca perder o foco nas pessoas, porque a satisfação das empresas e do talento é uma prioridade que não podemos dar-nos ao luxo de perder de vista.

Eduardo Marques Lopes,

Diretor de Marketing e Comunicação – Clan

Clan foi eleito Best Tech Experience 2025. Sabe mais aqui


Conhece aqui a ConsumerChoice