Prémio reconhece empresas que promovem ambientes de trabalho positivos, equilibrados e centrados no bem-estar dos colaboradores
O Best Work Experience of the Year, promovido pela ConsumerChoice, é um sistema inovador de qualificação das organizações ao nível das práticas que promovem um ambiente de trabalho saudável, ético e equilibrado em Portugal. Na primeira edição, foram distinguidos do conjunto de entidades participantes: A Casa das Casas, RE/MAX e Zome.
Todos os resultados foram alcançados através da avaliação da experiência dos colaboradores nas organizações participantes, de forma a analisar o nível de bem-estar nestas entidades. Para tal, a metodologia implementada nos Best Work Experience of the Year tem como base uma abordagem dinâmica, imparcial e transversal, que analisa ainda, opcionalmente, a perceção dos consumidores sobre as marcas avaliadas no processo.
“Este projeto responde a um dos principais desafios do mercado atual: atrair e reter talento através de ambientes de trabalho que promovem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Reforça a importância de valorizar boas práticas organizacionais, independentemente do setor de atividade, contribuindo para um mercado de trabalho mais saudável, motivador e sustentável. As empresas distinguidas destacaram-se pelo seu compromisso em proporcionar experiências excecionais aos seus colaboradores, um fator cada vez mais decisivo para o sucesso organizacional e a retenção de talento. Através deste reconhecimento, pretendemos inspirar outras organizações a elevarem os seus índices de bem-estar internos, incentivando-as a melhorar nos pontos indicados como mais relevantes pelos trabalhadores”, afirma Nassrin Majid, Diretora-Geral da ConsumerChoice.
Esta distinção tem como objetivo avaliar e destacar as empresas que priorizam o bem-estar dos colaboradores, promovem a transparência, a inclusão e um ambiente de trabalho positivo. Já os critérios de avaliação incluem tópicos como: saúde e bem-estar, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas, satisfação e envolvimento dos colaboradores, além do impacto social.
As empresas vencedoras beneficiam de diversas vantagens, tais como a atração e retenção de talentos, fortalecendo a sua capacidade de captar e manter os melhores profissionais. Por outro lado, o prémio contribui ainda para fortalecer a reputação como marca empregadora, tornando a organização mais atrativa no mercado de trabalho. Outro benefício significativo é o aumento da produtividade e a redução do absentismo, impulsionados por um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.
A distinção promove ainda a consolidação da cultura organizacional e a melhoria da liderança, fatores essenciais para o sucesso a longo prazo. Por fim, as empresas premiadas recebem um feedback valioso, permitindo um aperfeiçoamento constante das suas práticas e estratégias internas.
Todas as empresas presentes no mercado nacional, independentemente do seu setor, dimensão e antiguidade podem submeter a sua candidatura. As organizações com classificação mínima de 70% das avaliações globais serão distinguidas.