A ConsumerChoice – sistema de avaliação de marcas, líder em Portugal, revela quais as marcas que conquistaram a confiança dos profissionais portugueses
A 12ª edição do prémio “Escolha dos Profissionais”, relativa ao ano de 2026, dá a conhecer as 23 marcas premiadas. Os vencedores foram eleitos por profissionais em várias áreas, evidenciando a preferência do mercado por marcas comprometidas com a qualidade e inovação. Este ano, foram analisadas 134 marcas por um total de mais de 6.452 profissionais portugueses, reconhecendo as melhores em diversas categorias.
No setor financeiro, importa sobretudo a experiência da marca nesta área, seguida da segurança da plataforma e o atendimento ao cliente oferecido pela instituição. Aqui estão classificadas como vencedoras a Montepio Crédito (Empresas de Crédito ao Consumo) e a Raize (Crédito a Empresas – Plataformas Financeiras), além da Cofidis (Financiamento Automóvel).
Em categorias relacionadas com produtos e serviços de cosmética, a fácil aplicação do produto e a transparência nas políticas de devoluções, são alguns dos aspetos mais privilegiados, além da certificação e regulamentação rigorosa dos equipamentos, a qualidade dos diversos artigos e a confiança na marca. Neste âmbito, as marcas vencedoras são a Andreia Professional (Verniz Gel e Gel; Coloração), a Pluricosmética (Lojas de Cosmética Profissional; Lojas Online de Cosmética Profissional), a Inocos (Equipamentos para Cosmética de Unhas) e a Moment Laser (Venda e Aluguer de Equipamentos de Estética).
No caso da área de construção e equipamentos, os profissionais privilegiam aspetos como a reputação da marca no setor, a longevidade e qualidade dos produtos, assim como a facilidade na sua instalação. Valorizam ainda o suporte técnico oferecido pelas marcas e a versatilidade no tipo de utilização. Assim, distinguem-se como vencedoras as marcas Cimpor (Cimento), Mapei (Produtos Químicos para Construção), Margrés (Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos), Sika (Sistema de Isolamento Térmico) e o Grupo Saint-Gobain com a marca Placo® (Placas de Gesso).
Por fim, no retalho profissional e restantes setores diversos, os critérios principais são a rapidez das entregas, a comunicação clara e credibilidade da marca, a facilidade de utilização, o design atrativo e a descrição detalhada das competências dos artigos. Nestas vertentes vencem: a Locarent (Gestão de Frotas Automóveis) e a Citroën (Veículos Comercias), na área automóvel, a Manpower (Recrutamento e Seleção) e o Clan (Trabalho Temporário) na área de Recursos Humanos, a Rumos (Formação Profissional em Tecnologias de Informação), o Recheio (Distribuição Grossista), a AdvanceCare (Sistemas de Saúde), a Cozinha Velha (Arroz), a Shiro (Arroz para Sushi), a Pluxee (Cartão de Refeição) e a Closum (Plataforma de Marketing Digital).
As marcas vencedoras da “Escolha dos Profissionais” são avaliadas com base na experiência real de profissionais que utilizam os seus produtos e serviços no dia a dia. A avaliação mede o nível de satisfação e a forma como cada marca responde às exigências do contexto profissional, tendo por base critérios específicos definidos para cada categoria e tem por base a metodologia de avaliação mais adequada, como testes de produto, cliente mistério ou auditorias online. São distinguidas as marcas que, ao longo de 2025, melhor corresponderam aos atributos valorizados e alcançaram os mais elevados níveis de satisfação entre os profissionais.
Pode consultar todas as marcas vencedoras aqui.









