Com o turismo experiencial a caminho de gerar até 1,3 biliões de dólares em 2026, cresce também a preferência por momentos vividos, e reservados, de forma simples e digital. Na Odisseias, esta transformação no comportamento do consumidor é evidente, acompanhando de perto a evolução global do setor.

Viajar já não é apenas fazer uma pausa. É aprender, sentir, partilhar e criar histórias para recordar. O mais recente relatório da Statista, citado pela Marketeer, projeta que o turismo experiencial atinja entre 1,1 e 1,3 biliões de dólares em 2026, com destaque para eventos culturais, desportivos e para experiências nas categorias de aventura e natureza.

Nesta nova era, em que os consumidores trocam objetos por momentos, a Odisseias confirma diariamente esta mudança. Em média, mais de 1000 pessoas reservam experiências por dia, de forma totalmente digital em odisseias.com. Só na categoria de Hotéis e Viagens registam mais de 200 reservas diárias: desde escapadinhas com spa incluído a alojamentos rurais, glampings ou hoteis de luxo, espalhados de norte a sul do país.

Experiências em primeiro lugar

De acordo com vários estudos internacionais, 76% dos consumidores afirmam preferir gastar o seu dinheiro em experiências em vez de bens materiais. Nos millennials, essa percentagem sobe para 78%. Em contexto de oferta de presentes, a preferência é ainda mais clara, com a grande maioria dos inquiridos a dizer que gostaria de receber experiências em vez de objetos físicos.

É precisamente neste cruzamento entre turismo, lazer e presente que a Odisseias se posiciona. Desde 2005, a marca portuguesa constrói um catálogo de packs presente e vouchers que convidam a viver o melhor que o país tem para oferecer, de norte a sul, em hotéis, restaurantes, spas, experiências de aventura ou de lazer, para todos os gostos e orçamentos.

Uma marca de presentes que se vive, não se guarda na gaveta

Na Odisseias, a mensagem é simples. As experiências são a melhor forma de recompensar, celebrar e dizer “gosto de ti”. Ao contrário dos bens físicos, que muitas vezes acabam esquecidos, as experiências criam memórias duradouras e, também, personalizáveis, adequadas aos interesses de cada pessoa.

Hoje, quem entra em odisseias.com encontra mais de 25 mil experiências disponíveis, bem como packs presente, que oferecem centenas ou milhares de opções, permitindo que quem recebe escolha a experiência que mais faz sentido naquele momento da sua vida.

Digitalização total da experiência, do clique à escapadinha

6 em cada 10 experiências já são reservadas online a nível global, com plataformas digitais a liderarem o mercado de atividades, experiências e escapadinhas. A Odisseias vive essa realidade no dia a dia.

Na marca portuguesa, o percurso é totalmente digital:

  • A compra do pack presente, físico ou digital, pode ser feita em odisseias.com.
  • O voucher é registado online na área de cliente.
  • A marcação da experiência é feita, também, no site – com confirmação imediata disponível em milhares de ofertas.
  • E, caso o cliente prefira outra experiência ou outro pack, a troca pode ser feita em poucos cliques, também de forma totalmente digital.

Este caminho significa que, em Portugal, o futuro descrito pelos especialistas já começou. Todos os dias, centenas de escapadinhas e experiências Odisseias são planeadas e reservadas sem sair do telemóvel ou do computador.

“Estamos a assistir a uma mudança da valorização do objeto para a valorização da experiência. As pessoas querem criar e oferecer memórias uma escapadinha a dois, uma massagem relaxante, um jantar especial ou um dia de aventura em família. Na Odisseias, respondemos a esta tendência juntando-lhe uma componente digital, que permite aos nossos clientes, escolher, comprar e marcar experiências de forma simples e rápida, com confirmação imediata, procurando que todo este processo seja igualmente uma boa experiência” afirma Tiago Almeida, Digital Diretor da Odisseias.

Presentes com impacto emocional e económico

As tendências internacionais mostram que o investimento em experiências traz benefícios que vão além do momento da utilização. Consumidores que escolhem experiências reportam níveis mais elevados de bem-estar e de satisfação do que aqueles que investem em bens materiais, e as experiências partilhadas reforçam laços e relações.

Ao transformar escapadinhas, jantares, dias de spa ou aventuras em presentes, a Odisseias contribui para dinamizar a economia do turismo e do lazer em Portugal, ao mesmo tempo que ajuda as pessoas a viver mais e melhores momentos.

Este Natal, ganha força a escolha de presentes que se vivem, experiências que aproximam pessoas e valorizam o melhor de Portugal.

Odisseias foi eleita Escolha do Consumidor 2025 na caterogia “Portais de Ofertas e Experiências”. Sabe mais aqui

Conhece aqui a ConsumerChoice