O prémio Boa Escolha é a reflexão da confiança e a satisfação dos consumidores. O que consideram que leva os consumidores a reconhecer-vos como uma marca de confiança no financiamento automóvel?

Ao longo dos últimos anos, a 321 Crédito tem construído e consolidado uma relevante posição no mercado de crédito automóvel, sendo hoje uma instituição de referência a nível nacional e destacando-se como um dos maiores players no financiamento especializado para a compra de automóvel.

O nosso propósito consiste em nutrir relações próximas com uma rede de parceiros especializados, através dos quais disponibilizamos soluções ágeis e um processo de crédito eficiente, permitindo propor aos nossos clientes a conveniência de tratar o seu crédito automóvel no ponto de venda, com simplicidade e rapidez. Por outro lado, temos continuado a investir no reforço de notoriedade e reputação da marca. O ano de 2024 foi um ano de consolidação de um processo de rebrand , em que concretizamos a transição para uma nova identidade visual mais moderna e coesa, que salienta o nosso posicionamento especializado e, de forma inequívoca, nos apresenta como parte de um grande Grupo, o Banco CTT.  

Estamos convictos que a conjugação de todos estes esforços tem resultado num reforço da notoriedade da nossa marca, contribuindo para a satisfação e experiência dos nossos clientes, o que em última instância nos tem granjeado um crescente reconhecimento e recomendação como marca de confiança, uma marca que é “Boa Escolha”. 

Com a digitalização dos serviços financeiros, os consumidores esperam processos mais rápidos e simples. De que forma têm investido na experiência digital para tornar o financiamento automóvel mais acessível e eficiente?

O nosso foco continua centrado em acelerar o esforço de capacitação tecnológica, que continuará a passar pelo reforço da desmaterialização e automação dos nossos processos. Mas esse esforço vai para além da dimensão tecnológica, envolvendo toda uma gestão orientada a promover um ciclo de melhoria contínua com foco em rever e transformar aqueles processos de negócio e atividades que mais possam contribuir para o reforço da simplicidade e eficiência, com o propósito de que isso se traduza em melhor experiência e qualidade de serviço para os nossos Clientes e Parceiros de Negócio.

Neste sentido, temos investido numa maior digitalização do nosso processo integrado de crédito, com destaques recentes para a introdução de uma solução de assinatura digital e para o lançamento de uma nova plataforma de gestão da atividade do serviço de contratação. Destacamos também o investimento em soluções digitais que visam facilitar a interação com os nossos parceiros de distribuição e, neste campo, estamos a trabalhar num projeto para lançamento de um novo portal dedicado à atividade no intermediário de crédito, de arquitetura mais moderna e dotado de novas funcionalidades, que permitirá também agilizar toda a interação com o Cliente. 

Num setor onde a confiança é essencial, como a 321 Crédito trabalha para garantir transparência e segurança aos consumidores que procuram financiamento para a compra de um automóvel?

Procurarmos assegurar transparência, simplicidade e flexibilidade através de processos intuitivos que facilitam o acesso às nossas soluções, garantindo que os nossos clientes encontram junto dos nossos parceiros, no ponto de venda, uma oferta competitiva, personalizada, ajustada com base no perfil e nas necessidades específicas de cada caso, seja para veículos usados, semi-novos ou novos. 

Os pontos de venda, enquanto rede de distribuição, são um dos pilares do nosso sucesso, motivo pelo qual apostamos em relações duradouras, estáveis e de proximidade com estes nossos parceiros de negócio, que na qualidade de intermediários de crédito especializados asseguram a nossa presença e representação junto do Cliente em todo o país. Através destes pontos de venda e da nossa equipa comercial, oferecemos um acompanhamento personalizado durante todo o processo de financiamento, garantindo que cada cliente se sinta apoiado, informado e esclarecido pelos nossos profissionais. Por outro lado, seja durante o processo de escolha por uma solução de financiamento ou em momento posterior à compra, temos uma equipa de Suporte ao Cliente dedicada, especializada e sempre disponível para responder a quaisquer dúvidas e necessidades dos nossos Clientes. A qualidade de serviço prestado por esta equipa tem sido recorrentemente reconhecida pelos nossos Clientes e contribuiu para que a marca 321 Crédito fosse distinguida pelo Portal da Queixa como Marca Recomendada 2025, uma distinção atribuída a marcas com o melhor Índice de Satisfação do Consumidor na categoria de Financiamento Automóvel ao longo do ano de 2024.  

Cada vez mais portugueses consideram carros elétricos ou híbridos, mas o preço ainda é um fator decisivo. Na 321 Crédito têm planos para criar soluções de financiamento mais vantajosas para a mobilidade sustentável?

A evolução do segmento de viaturas eletrificadas, elétricas e híbridas, tem sido incontornável e temos constatado uma aceleração do seu crescimento ao longo dos últimos anos. Se considerarmos o ano de 2024, tendo por base dados divulgados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), no mercado de automóveis ligeiros de passageiros novos, o nº de veículos matriculados movidos a energias alternativas atingiu uma quota de cerca de 57%, dos quais cerca de 20% eram veículos elétricos e 13% eram híbridos plug-in (PHEV). Assim, 2024 foi um ano em que se confirmou a desaceleração nas vendas de veículos ligeiros de passageiros a gasóleo, os quais registavam uma expressiva quota de 40% em 2019 que recuou para cerca de 9% em 2024, com os veículos a gasolina a pesarem cerca de 34% no mesmo período. Por isso, inequivocamente, as viaturas elétricas, híbridas plug-in e híbridas a gasolina parecem ter assumido definitivamente um lugar de destaque na preferência dos consumidores.

Neste contexto, a 321 Crédito continua comprometida em contribuir para minimizar o impacto negativo no ambiente resultante das nossas operações no seio do Grupo Banco CTT e ajudar os nossos Clientes na transição para um modelo económico mais sustentável e de menor intensidade carbónica. Para esse efeito, já fazemos hoje financiamento de viaturas elétricas e estamos a ponderar, entre outros, soluções específicas que poderão passar por incorporar critérios ESG na decisão de crédito e pela eventual criação de incentivos para o financiamento de viaturas elétricas.

Hugo Marinho,
Diretor Geral – 321 Crédito

321 Crédito foi eleita Boa Escolha 2025. Sabe mais aqui

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