Ser Escolha do Consumidor já é uma grande conquista, mas manter essa posição durante 10 anos consecutivos é um feito extraordinário. Que aprendizagens retira a AEG desta conquista e de que forma influencia a estratégia de comunicação?

Ser distinguido pela décima vez consecutiva na Escolha do Consumidor significa uma satisfação enorme, mas também, igualmente, uma responsabilidade acrescida. É a pensar no consumidor que desenvolvemos os nossos produtos e ter este reconhecimento é o expoente máximo de todo o nosso trabalho numa lógica 360.

O conceito de “cozinhar sem esforço” está a ganhar popularidade. De que forma a AEG está a trabalhar para tornar os seus fornos ainda mais autónomos e eficientes no dia a dia?

O ano de 2025 marca o lançamento de uma nova gama de cozinha, da qual os fornos são protagonistas, e que vem revolucionar o conceito de cozinha assistida, ajudando precisamente o consumidor a ser mais autónomo e eficiente. Imaginem um forno ou uma placa que ajuda o consumidor a cozinhar, sem que este precise de adivinhar as configurações perfeitas. O nosso CookSmart Touch é um display inovador que ajusta automaticamente as configurações do forno, da placa e até da máquina de café, permitindo obter sempre resultados perfeitos. E ainda nos ajuda a fazer escolhas sustentáveis e a e poupar energia.

Num cenário de constante evolução e consciência ecológica, como integram soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental, sem comprometer o desempenho e a inovação que os consumidores exigem?

O foco na sustentabilidade já não é uma opção, mas sim uma necessidade, e sabendo que 85% do impacto ambiental de um produto ocorre durante a sua utilização, em casa do consumidor, dedicamos tempo e esforço no desenvolvimento de produtos que pretendem ajudar a reduzir o impacto ambiental.

Com o lançamento da nova gama de cozinha lançamos a nossa cozinha energeticamente mais eficiente – permite reduzir até 30% do consumo energético, ajudando a fazer escolhas sustentáveis de forma fácil e intuitiva.

Como é que conseguimos isso? Seguindo as dicas que o forno nos dá no display CookSmart Touch, por exemplo. Apenas 20 segundos de fervura excessiva equivalem à energia necessária para carregar completamente um smartphone. A função SenseBoilevita este desperdício. E a função AutoSense, ao ajustar automaticamente a potência do exaustor, também reduz o consumo de energia. Estes são apenas alguns exemplos de como esta cozinha nos ajuda a reduzir a pegada de carbono, sem esforço. E, claro, sem comprometer a performance!

Se pudessem descrever o impacto da AEG na vida dos consumidores ao longo destes anos de liderança, que mensagem gostariam de deixar a quem confia na marca ano após ano?

Seria dizer-lhes que nos orgulhamos do passado para podermos olhar para o futuro e que continuamos a desafiar expetativas. Esta é a forma de estar que nos permite apresentar uma experiência que alia tecnologia, funcionalidade e design. Exemplo disso é este recente lançamento da nova gama de cozinha da AEG, a nossa gama energeticamente mais eficiente, que vem redefinir o conceito de cozinha assistida e apresenta um design sofisticado. Mas ao longo dos quase 138 anos de existência da AEG, fomos pioneiros no lançamento de inúmeros produtos, como o primeiro frigorifico elétrico, a primeira máquina de lavar roupa totalmente automática, a primeira placa de indução, a primeira máquina de secar com bomba de calor ou, mais recentemente, um produto que ainda hoje é único, a máquina de lavar loiça ComforLift, com cesto inferior que sobe até ao nível do cesto superior e facilita a tarefa de colocar e retirar a loiça.

Na AEG a tradição e a inovação andam de mãos dadas e projetam-nos para o futuro, sempre com o objetivo de melhorar o dia a dia dos utilizadores.

Joaquim Alexandre,

Sales Manager Portugal – AEG

AEG foi eleita Escolha do Consumidor 2025. Sabe mais aqui


Conhece aqui a ConsumerChoice