O Bankinter conquista pelo quarto ano o prémio Escolha do Consumidor na categoria de Pequenos e Médios Bancos. De que forma esta distinção influência a vossa estratégia e a confiança dos clientes?

Este reconhecimento é um reflexo da qualidade dos serviços e das soluções que o Bankinter disponibiliza e da confiança, satisfação e preferência dos nossos clientes. Os prémios são tão mais importantes, quando se baseiam na direta auscultação dos consumidores, sendo um eficaz barómetro sobre a validade do caminho que estamos a seguir. Traduzem-se também num acréscimo de responsabilidade, que nos entusiasma a querer fazer mais e melhor. Em nove anos de presença em Portugal, o Bankinter tornou-se num banco relevante, parceiro das famílias e das empresas na concretização de projetos de vida e de negócio, com um acompanhamento de proximidade, soluções inovadoras e competitivas que simultaneamente facilitam do dia a dia e que promovem o desenvolvimento sustentável.

Hoje, mais do que nunca, clientes exigem uma relação genuína e valores claros das marcas. Se o Bankinter fosse uma pessoa, que características teria para ser o “amigo financeiro” ideal dos portugueses?

No Bankinter, temos equipas formadas por profissionais com experiência que asseguram aos clientes um acompanhamento de proximidade, procurando conhecer as suas expectativas para apresentar as soluções mais adequadas a cada projeto. As características da nossa ação estão bem enraizadas nos valores da organização: com agilidade, respondemos às necessidades específicas dos clientes e aos desafios que surgem, procurando fazê-lo de forma rápida e eficaz. Encaramos com entusiasmo a nossa missão diária de ajudar a mudar a vida das famílias, contribuindo para o seu bem-estar, e apoiar o crescimento das empresas, dinamizando desta forma a economia. A integridade norteia toda a nossa ação, porque somos coerentes entre o que defendemos e o que praticamos além de nos responsabilizarmos pelo impacto da nossa atividade na sociedade e no ambiente. A originalidade é outra das características que fazem do Bankinter uma referência, um banco único na inovação, na diferenciação e na criação de valor.

Quais são os principais desafios que o Bankinter identifica na relação com os seus clientes em geral, num atual cenário económico marcado pela incerteza, e que estratégias diferenciadoras estão a implementar para responder às suas necessidades e preocupações?

Como sempre, mas sobretudo nestes tempos de incerteza que vivemos a nível global, o Bankinter está ao lado das famílias e das empresas para as apoiar na realização dos seus projetos pessoais, profissionais e de negócio, prestando os esclarecimentos necessários para garantir aos clientes todas as condições para que as suas decisões sejam tomadas de forma informada e sustentada. Acreditamos neste papel do Banco como parceiro dos seus clientes, e que é capaz de corrigir as assimetrias de informação. O desafio de uma proximidade com propósito é, desde logo, o primeiro grande desafio.

Acresce o desafio da adoção pelo setor financeiro das capacidades tecnológicas, e o seu impacto na forma de servir os clientes. Nesse sentido, temos vindo a evoluir de forma contínua nas capacidades digitais colocadas junto dos clientes, reforçando o contexto de segurança das transações e dados, mas sobretudo, colocando os nossos gestores comerciais como o centro da relação com os nossos clientes. Acreditamos que esta simbiose entre o humano (elemento determinante) e o digital (elemento facilitador), tornam a nossa proposta de valor única.

Num mercado altamente competitivo como o setor bancário, o Bankinter tem apostado cada vez mais na inovação digital e na personalização dos serviços. Os consumidores podem esperar novidades digitais ou tecnológicas para este ano?

Ao longo de 60 anos em Espanha e de 9 anos em Portugal, o Bankinter tornou-se numa referência em inovação e desenvolvimento tecnológico, abrindo caminho a uma banca mais próxima e acessível aos seus clientes. Por isso, podemos dizer que a inovação é uma constante do ADN do Bankinter. Como referid,o estamos a evoluir de forma contínua na transformação digital, com vista a termos melhores processos de serviço aos clientes, conferir mais autonomia em plataformas especificas e, sobretudo, melhorar os níveis de personalização da oferta. Como exemplo recente, lançámos uma solução omnicanal de Crédito Habitação, que permite aos consumidores terem toda a experiência de pesquisa, escolha e início da proposta de crédito, de forma remota e simples, com o apoio permanente do gestor e de especialistas. É um exemplo concreto do sentido de inovação que norteia o Bankinter: elemento humano no centro da relação e a tecnologia como facilitador.

Vítor Pereira,

Diretor de Desenvolvimento de Negócio, Banca Digital e BK Consumer Finance, e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal

Bankinter foi eleito Escolha do Consumidor 2025. Sabe mais aqui


Conhece aqui a ConsumerChoice