A pandemia atingiu fortemente o setor da publicidade mas se há marketing que se consolidou foi mesmo o dos influenciadores e redes sociais.

Enquanto em 2020 o marketing de influência se consolidava como estratégia essencial para as marcas que queriam conquistar o mercado, 2021 multiplicou essas projeções.

As estratégias na área da influência têm demonstrado ser uma forma eficaz para as marcas, obtendo grande visibilidade e retorno rápido, com aumento das vendas, como explica a Luxurycomm, agência especializada em marketing de influência. A indústria de publicidade tradicional diminuiu os investimentos em 20%, enquanto o mercado de investimento em influenciadores cresceu quase 50%.

Há por isso previsões que indicam que esta área do marketing irá consolidar-se em 2021 e quem aponte um conjunto de tendências que irão revolucionar o mercado publicitário, como é o caso da Luxurycomm:

1. Advocacy Marketing

Em 2021, o foco está naqueles influenciadores com talento, grande capacidade de interação e que partilham os valores da marca. O  “advocacy marketing” já é uma peça fundamental dentro das estratégias das marcas, que entendem que o objetivo das campanhas não é apenas atrair novos consumidores, mas mantê-los e que se tornem verdadeiros embaixadores das suas marcas. Para isso é preciso encontrar alianças estratégicas com embaixadores de longo prazo que são embaixadores da marca e com quem podem estabelecer um relacionamento de longo prazo através deste “marketing de defesa”.

2. Diversidade, empatia e sustentabilidade

Estes três aspetos terão que estar presentes em qualquer estratégia de marketing de influência que queira ter sucesso. Durante a Covid-19 falava-se muito em “conteúdo de pessoas para pessoas”,  reafirmando a necessidade de os influenciadores terem empatia e se conectarem com as suas comunidades. Sem dúvida, serão obrigados a saber como lidar com questões delicadas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Além disso, a este compromisso social junta-se um compromisso ambiental com o aumento da notoriedade entre marcas e consumidores.

3. Tiktok, a rede social em expansão

O Instagram continua a ser a rede social dominante mas o TikTok marcou a sua posição num mundo das plataformas digitais e conseguiu ser o protagonista de 2020 com um alto poder de alcance e interação. O maior desafio é atingir a espontaneidade e fazer com que as marcas possam dar a conhecer os produtos de forma inovadora e natural, seja através do TikTok, Instagram Reels ou podcast.

4. Histórias patrocinadas

A primeira história ou “stories” surgiu em 2016. Desde então, a popularidade cresceu sem precedentes. Naquele ano, 160 milhões de pessoas usaram esse formato, mas atualmente mais de 500 milhões aderiram. É verdade que não nasceram no Instagram, mas o potencial do formato faz com que praticamente todas as redes sociais já tenham histórias nas suas plataformas.

5. Migração de conteúdo e explosão de vídeo

Os eventos virtuais foram a salvação de muitas empresas durante 2020 devido às circunstâncias que todos nós conhecemos. Em 2021, esse conteúdo continuará a atrair muito interesse no perfil dos influenciadores, que veem o novo ano como a explosão e consolidação do formato de vídeo.

6. Crescimento dos investimentos em publicidade através do Podcast

Os podcasts viram a luz há muito tempo, mas só neste ano serão consolidados. Nos Estados Unidos da América mais de 73 milhões de americanos já ouviram um podcast pelo menos uma vez e espera-se que, no próximo ano, esse número aumente para 81% em todo o mundo.

7. Crescimento do conceito de «Influencer House»

Um novo conceito que se apresentou ao mundo é o da “Casa do Influenciador”. É formado por um grupo de influenciadores que vivem juntos ou são reunidos no mesmo local por uma marca para gerar conteúdo. A Covid-19 gerou mais interesse por esses tipos de colaboração devido à sua capacidade de amplificar o poder criativo e atingir exponencialmente e impactar diferentes comunidades.

 

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