Para atenuar os efeitos da crise pandémica vivida no País WORTEN transforma quase 600 toneladas de ‘lixo eletrónico’ em 100.000€ em equipamentos novos para doar a hospitais, escolas e instituições:

  • Doações de equipamentos novos superam os 100.000€ desde o início da pandemia
  • Equipamentos doados destinam-se a hospitais, para apoiar no bem-estar dos profissionais de saúde e doentes, a escolas e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), que garantem o acesso ao ensino à distância para as crianças e jovens com dificuldades socioeconómicas
  • A vaga do programa Worten Transforma que decorreu durante o mês de junho permitiu recolher 582 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
  • Em vigor durante todo o ano, há mais de dez anos, o Worten Transforma tem o apoio da ERP Portugal e do Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA e já reciclou no total mais de 55 mil toneladas de REEE

No âmbito do seu programa Worten Transforma, a Worten já doou, este ano, mais de 100.000€ em equipamentos novos a hospitais, escolas e IPSS que apoiam crianças e jovens carenciados no acesso ao ensino à distância. Face ao enorme crescimento de pedidos de apoio durante o confinamento, a Worten reorientou este seu programa de responsabilidade social e ambiental de modo a concentrar esforços no apoio ao bem-estar de doentes e profissionais de saúde e na redução das assimetrias que a realidade do ensino à distância veio agudizar. Em simultâneo, promoveu uma campanha adicional de comunicação durante o mês de junho, com o objetivo de recordar ao consumidor que as lojas Worten são o sítio certo onde entregar equipamentos elétricos e eletrónicos antigos ou fora de uso para garantir a sua correta reciclagem e transformação em equipamentos novos, que vão melhorar o dia a dia de utentes de instituições de solidariedade em todo o País. 582 foi o número total de toneladas de REEE recolhidas no período dessa campanha.

Como refere Inês Drummond Borges, Diretora de Marketing da Worten: “sendo um programa que está em vigor durante todo o ano, há mais de dez anos, quisemos promover uma vaga de comunicação extra, agora em junho, do Worten Transforma, porque percebemos que o pós-confinamento era um momento pertinente para recordar os portugueses de que, o que um dia lhes foi útil, pode agora ajudar outras pessoas.

Desde março que a Worten tem estado a apoiar hospitais e escolas com os equipamentos que precisam, mas, para continuarmos a fazer mais e melhor, lançámos uma campanha de comunicação multimeios, apelando aos clientes que entregassem o velho para reciclagem, para, assim, podermos continuar a doar o novo a quem agora mais precisa”.

E acrescenta: “Isso permitiu-nos recolher 582 toneladas de ‘lixo eletrónico’ e doar 100.000€ em equipamentos novos a instituições diretamente afetadas por estes tempos excecionais em que vivemos: unidades de saúde, por um lado, e, por outro, escolas e instituições que garantem o acesso ao ensino à distância para populações que têm dificuldade em proporcioná-lo aos seus filhos.”

Tablets, smartphones e intercomunicadores estão entre os principais equipamentos doados a unidades de saúde, possibilitando o contacto entre os doentes em isolamento e os seus familiares, que de outro modo não seria possível, nestas circunstâncias. A lista de produtos doados a esta tipologia de instituições inclui ainda frigoríficos, máquinas de lavar e os mais variados pequenos eletrodomésticos, para equipar copas improvisadas e lavar em segurança o fardamento de enfermeiros, médicos e auxiliares.

No que toca aos equipamentos necessários às escolas e instituições que apoiam populações carenciadas no acesso dos seus filhos ao ensino à distância estão, naturalmente, concentrados na área de informática: portáteis, desktops, monitores e tablets.

A transformar vidas há mais de dez anos

Worten Transforma é o programa de sustentabilidade da Worten, que alia a componente ambiental de recolha e reciclagem adequadas do ‘lixo eletrónico’ à componente social, através da doação de novos equipamentos a instituições, e que, este ano, está focado em atenuar os efeitos provocados pela pandemia. Com a mensagem “Transforma os teus equipamentos elétricos antigos numa grande ajuda”, a Worten reforçou o seu apelo para que os portugueses entregassem, numa loja Worten, os equipamentos elétricos que já não usavam; com essa ação, a marca poderá continuar a ajudar quem mais precisa.

Em dez anos de existência – o programa foi lançado em 2009 –, o Worten Transforma permitiu reciclar mais de 55 mil toneladas de equipamentos antigos e doar mais de 22 mil novos equipamentos, num investimento superior a 2 milhões de euros, impactando diretamente mais de 600 mil utentes. Em 2019, no âmbito deste programa, foram recolhidas 6002 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), mais do dobro do valor registado em igual período de 2018.

Nas palavras de Rosa Monforte, Diretora-geral da ERP Portugal, entidade responsável pela gestão dos resíduos elétricos e eletrónicos, no âmbito do Worten Transforma, “esta campanha revelou, mais uma vez, que os portugueses se empenham em participar ativamente em causas nobres como a reciclagem e a solidariedade social, desta vez com uma tónica ainda mais forte, marcada pela pandemia. A união fez e continuará a fazer a força em prol de quem mais precisa e por um Planeta mais sustentável. Porque a solidariedade nos move e o ambiente agradece, perpetuamos a nossa parceria, que voltou a mostrar a sua relevância”.

 

O Worten Transforma conta também com o apoio do Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, entidade que seleciona as instituições beneficiárias. Para Isabel Jonet, Presidente da ENTRAJUDA, “este programa da Worten é um exemplo de sustentabilidade e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo várias parcerias, protegendo o ambiente, promovendo a reutilização e beneficiando instituições de solidariedade. A ENTRAJUDA congratula-se com esta parceria que gera realmente impacto”.

 

Worten foi eleita Escolha do Consumidor 2020. Saiba mais aqui.


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor