Cerca de 300 restaurantes Burger King em Espanha vão ganhar uma nova funcionalidade. Além de venderem hambúrgueres e outros produtos alimentares, também vão produzir energia solar graças a um acordo estabelecido com a EDP. Vão ser instalados painéis fotovoltaicos com capacidade suficiente para gerar energia para abastecer duas mil famílias.
Em comunicado, a EDP adianta que a parceria “deverá alargar-se em breve aos restaurantes geridos pela Burger King em Portugal”. A instalação dos painéis permite à cadeia de restauração produzir e consumir energia renovável nas suas instalações, reforçando as credenciais de sustentabilidade e aumentando a poupança.
“Será possível preparar 39 milhões de hambúrgueres nos vários restaurantes da cadeia de restauração”, indica ainda a energética portuguesa. Além disso, o projecto vai permitir “reduzir as emissões de CO2 em mais de 2.300 toneladas por ano”, ou seja, quase oito toneladas por restaurante. Quanto à qualidade do ar, a EDP garante que também haverá um impacto positivo, equivalente à plantação de 150 mil árvores.
Ao todo, serão instalados mais de 12 mil painéis fotovoltaicos, que ocuparão uma área de 25 mil metros quadrados. Este número é semelhante a quase quatro campos de futebol.