Neste artigo podes ficar a par das etapas no processo de decisão de escolha do consumidor. E irás poder identificar as suas fontes de informação para uma decisão mais consistente.
Primeiro sentem uma necessidade:
A necessidade é o fator mais importante que leva à compra de produtos e serviços. A necessidade é sem dúvida o catalisador que desencadeia a decisão de compra. Uma pessoa que compra uma garrafa de água identifica como sua necessidade a sede. Nestes casos há etapas que geralmente estão ausentes da decisão como o são a procura de informação e a avaliação de alternativas. Estes dois passos são importantes quando um indivíduo compra produtos ou serviços caros como computadores, automóveis, telemóveis, entre outros.
Depois recolhem informação:
Quando alguém reconhece a sua necessidade em relação a determinado produto / serviço, tenta reunir tanta informação quanto puder. Um consumidor pode adquirir informações através de qualquer uma das seguintes fontes:
• Fontes pessoais – Discutindo as suas necessidades com os amigos, familiares, colegas de trabalho e outros conhecidos;
• Fontes comerciais – Consultando publicidade, vendedores, embalagens de um determinado produto, lojas, prateleiras dos supermercados, sites, entre muito outros;
• Fontes públicas - Jornais, rádio, revistas;
• Fontes experienciais – Através da própria experiência do indivíduo, por manipulação prévia de um determinado produto (se já usou um produto ou uma marca e já está satisfeito o mais fácil é optar pelo mesmo, pois dá-lhe garantias).
Em alternativa o Guia Prático da Escolha do Consumidor, dá-lhe acesso à experiência de milhares de consumidores que avaliaram marcas e identificaram as melhores em cada categoria.
Em seguida analisam as opções do mercado: O próximo passo é avaliar as várias alternativas disponíveis no mercado. Após a recolha de informações relevantes o que você quer é escolher a melhor opção disponível tendo em conta as suas necessidades, gosto e capacidade financeira.
Efectuam a compra:
Depois de passar por todas as fases acima, o consumidor finalmente compra o produto.
E por fim, passam à experiência de utilização do serviço ou produto:
A compra do produto é seguida pela avaliação pós-venda. A avaliação pós-venda refere-se à análise de um consumidor sobre se o produto lhe foi útil ou não, se o produto cumpriu ou não a sua necessidade. Esclarecido que está o processo de decisão de compra, tenha sempre em atenção o que lhe referimos, de seguida, em cada grupo e categoria de consumo e em caso de dúvida procure sempre as entidades adequadas para o ajudar e não se esqueça: em caso de conflitos de consumo tem sempre associações como a ACOP – Associação de Consumidores de Portugal para o ajudar.
Guia do Consumidor 2021
Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?