Todos os anos, na ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – apresentamos as melhores marcas em Portugal. Esta escolha é feita através de um painel de consumidores, que, durante o processo de avaliação, nos dá informações relativas aos aspetos que consideram mais importante quando escolhem um determinado produto ou serviço.
Agências de Viagens foi uma das categorias avaliadas e os consumidores indicaram-nos que na sua seleção têm em conta o seguinte:
1. Capacidade de resposta aos problemas
Se este aspeto já era importante, tornou-se ainda mais após o aparecimento da Covid 19. A pandemia levou ao cancelamento, re-agendamento e reembolso de milhares de viagens. E quem o fez por conta própria, passou a dar mais valor ao papel das agências de viagens.
Com uma quantidade considerável de incertezas e regras que a pandemia nos trouxe, e que se vão alterando semanalmente, há uma grande oportunidade para as agências de viagem serem mais importantes do que nunca, pois têm acesso informação inestimável e insubstituível.
2. Clareza na informação sobre o roteiro
A clareza é importante em todos os aspectos de uma negociação, mas na explicação do roteiro, torna-se fundamental para não haver falsas expectativas e desilusão com viagem. Com um roteiro bem feito e bem explicado, a viagem será certamente mais organizada e evita momentos de ansiedade e a criação de falsas expectativas.
3. Procedimentos a adotar perante imprevistos
Imprevistos acontecem em todas as viagens e é sempre bom termos espaço para o improviso, no entanto há imprevistos que podem estragar uma viagem ou pelo menos influenciar na boa disposição do cliente. Por isso, é bom contar com o apoio da agências de viagens.
Os nossos consumidores consideraram também importante ter em linha de conta os seguintes aspetos:
Atendimento personalizado:
Mesmo quando se compra um pacote de viagem onde está "tudo incluído", o consumidor gosta de ser tratado como único.
Relação de confiança:
Mais do que uma relação transacional, trata-se de uma relação humana. Onde o consumidor confia no agente de viagens para lhe dar a melhor informação e serviço.
Histórico/fiabilidade da agência
É importante para o cliente conhecer o histórico da agência ou do agente de viagens. Saber que tem trabalho feito e avaliado por outros consumidores, dá-lhe mais confiança à compra.
Após avaliarem um conjunto de Agencias de Viagens o nosso painel de consumidores decidiu que Abreu - Agência de Viagens é a marca que melhor corresponde às exigências dos consumidores portugueses, com um grau de satisfação de 82,45%.
Guia do Consumidor
Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?