A sustentabilidade é a palavra de ordem do nosso quotidiano.
Mas afinal o que significa ser sustentável? Ser sustentável é utilizar os recursos que temos ao nosso dispor de forma racional e consciente, interagir com o desenvolvimento material sem ferir o nosso meio ambiente e desta forma combater as alterações climáticas.
E porquê ser sustentável? Na verdade, já vamos atrasados. A palavra sustentabilidade já devia ter entrado nas nossas vidas há muitos mais anos. A primeira vez que se falou em sustentabilidade no mundo foi em 1972, durante a conferência de Estocolmo, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), neste momento, segundo a mesma organização, o nosso país encontra-se em 26º lugar numa lista dos 30 países mais sustentáveis do mundo.
No entanto enquanto decidimos ser ou não ser sustentáveis, começamos a assistir na primeira fila ao forte impacto do aquecimento global: países onde deveria estar calor, neva; ondas de calor nas regiões nórdicas aceleram o degelo, como foi agora o caso da Gronelândia que derreteu, num só dia, gelo suficiente para inundar Portugal inteiro, e fora as consequências adjacentes a estas alterações climáticas.
Temos de tomar atitudes urgentes e sermos responsáveis pelos nossos atos.
As próprias marcas e empresas estão a lutar pela sustentabilidade e conseguir de algum modo reduzir a sua pegada ecológica, e é desta forma que te propomos 5 atitudes sustentáveis que poderão ajudar o meio ambiente:
- Redução de plásticos e embalagens
Quando fazes as tuas compras, pensa de que forma podes comprar o mesmo produto, mas com embalagens recicláveis ou sacos reutilizáveis. Vários materiais não são renováveis, como o petróleo, e por vezes chegam a aterros sanitários ou até mesmo ao mar.
- Separar o lixo
Um simples gesto como o de separar o lixo orgânico, do plástico e do papel, pode fazer tanta diferença no meio ambiente.
- Comprar roupa
Antes de comprares roupa ou acessórios, questiona-te qual a sua origem, como são produzidas, qual o material e qual o impacto ambiental da tua compra, pois a responsabilidade será tua.
- Limpar a casa
Os produtos de limpeza tendem a serem compostos por vários químicos que contaminam, facilmente, a água. Procura produtos com um menor impacto ambiental.
- Ter uma casa mais ecológica e sustentável
Desfrutar de mais luz natural em casa, evita consumires energia; a energia que consomes, podes optar pela energia verde (100% renovável); utiliza lâmpadas LED; poupa na água e utiliza máquinas da loiça e da roupa com a carga máxima aconselhada pelo fabricante.
De que estás à espera? Reduz também a tua pegada ecológica para um presente e futuro melhores
Conheça aqui a Escolha do Consumidor