O Grupo Samsung anunciou que planeia investir 175,5 mil milhões de euros nos próximos três anos para expandir a sua oferta em biofarmacêuticos, inteligência artificial (IA), chips semicondutores e robótica.
A Samsung Electronics e subsidiárias do grupo, nomeadamente a Samsung Biologics, querem liderar a investigação e desenvolvimento (I&D) em áreas de negócio que vão desde as telecomunicações, produtos biofarmacêuticos, semicondutores, inteligência artificial, robótica, até às fusões e aquisições.
Este investimento irá fortalecer a posição global do grupo em setores-chave como a produção de chips, ao mesmo tempo que permitirá oportunidades de crescimento em novas áreas como a robótica e as telecomunicações de próxima geração, como o 5G.
O plano é 30% maior do que a estratégia anterior de três anos da Samsung lançada em 2018. O grupo decidiu aumentar o investimento para manter a liderança tecnológica, especialmente durante “situações de emergência” no país e no exterior.
“A indústria de chips é a placa de segurança da economia coreana. O nosso investimento agressivo é uma estratégia de sobrevivência no sentido de que, se perdemos a nossa competitividade, é quase impossível regressar aos níveis anteriores”, refere a Samsung Electronics num comunicado.
Os rivais de chips, incluindo a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) e a Intel, estão a fazer grandes investimentos a meio de uma escassez global de chips e a intensificar a competição no segmento de chips avançados.
Dos 240 biliões de wons (175 mil milhões de euros) que a Samsung irá investir nos próximos três anos, 180 biliões de wons serão aplicados apenas na Coreia do Sul e irá permitir a contratação de mais 10.000 trabalhadores, o que eleva para 40.000 o número de novos postos de trabalho a serem criados.
Conheça aqui a Escolha do Consumidor