A MSC Cruzeiros acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade referente a 2020. Devido às circunstâncias do ano passado, que fizeram com que a indústria global de cruzeiros parasse completamente por conta pandemia de covid-19, este relatório foca-se sobretudo nas medidas implementadas para garantir a sustentabilidade dos seus negócios, a adaptação de suas operações e a preparação para um retorno seguro dos hóspedes e da tripulação, juntamente com os principais objetivos a longo prazo da companhia, incluindo a descarbonização.
Tendo interrompido abruptamente as navegações de toda a frota em março de 2020, a empresa precisou levar milhares de hóspedes para casa em segurança em questão de dias, estabelecendo um regime de warm layup em sua frota e começando a repatriação da grande maioria dos seus quase vinte mil tripulantes, em um ambiente de fronteiras cada vez mais fechadas. Por conta disso, a companhia viu o número de dias de operações comerciais do ano caírem 75% e o número de passageiros transportados reduzirem 78%.
Os tripulantes foram devidamente acompanhados e cuidados durante a sua permanência a bordo, ficaram em cabines individuais de hóspedes e receberam serviços de suporte emocional. Enquanto a empresa procurava maneiras viáveis de repatriá-los com segurança, a equipa especializada em terra ofereceu apoio psicológico em grupo e individual e assistência contínua para ajudar a combater a solidão.
Em paralelo às ações relacionadas aos desafios trazidos pela pandemia, a MSC desenvolveu um Protocolo de Saúde e Segurança, em parceria com o Grupo Blue-Ribbon de Especialistas em Covid-19, formado por especialistas em saúde pública. Toda a experiência de cruzeiro foi redesenhada para fornecer aos hóspedes uma bolha social segura, desde o momento do embarque até o seu retorno para casa.
Graças a este protocolo, a companhia foi a primeira de cruzeiros a obter a aprovação das autoridades nacionais e regionais competentes para retomar as suas operações na região do Mediterrâneo. No dia 16 de agosto, o MSC Grandiosa partiu de Gênova, na Itália, para uma viagem de sete noites, tendo testado todos os hóspedes e tripulantes antes do embarque, monitorando periodicamente todos a bordo e com um plano de contingência para gerenciar casos suspeitos em conjunto com as autoridades de saúde locais. Também foi desenvolvido um conceito de “excursão em bolha”, que garante a segurança dos hóspedes e das comunidades locais durante as escalas.
A MSC Cruzeiros também esteve atenta à sustentabilidade no ano de 2020, com os seguintes temas:
- Compromisso contínuo com a descarbonização: permaneceu no caminho para cumprir, ou provavelmente ultrapassar, a meta de 40% de melhoria na intensidade das emissões até 2030, em comparação com 2008, como parte da jornada para alcançar operações neutras em carbono até 2050. Embora comparações em 2020 em relação aos anos anteriores não sejam possíveis por conta da paralisação, foi vista uma melhora de 2,5%, antes da interrupção das operações em 2020, quando comparado a 2019, o que traria melhorias de eficiência em mais de 30% desde 2008.
- Otimização no uso de energia: em 2020, a tripulação do MSC Grandiosa apoiou a implementação do Ecorizon, um processo de otimização de energia em navios, que coleta dados usando sistemas de automação e sensores a bordo, permitindo um relatório de status muito preciso sobre o perfil de uso de energia do navio. As informações coletadas são então comparadas com um sistema digital dinâmico para orientar os operadores a bordo, melhorar os perfis operacionais e o gerenciamento da viagem.
- Preparação para operações movidas a Gás Natural Liquefeito (GNL): em 2020, avançou-se o trabalho no MSC World Europa, o primeiro navio movido a GNL da MSC Cruzeiros. O navio está previsto para iniciar as suas operações em 2022, permitindo uma menor emissão de carbono e reduções significativas das emissões de SOx e NOx, em comparação com a propulsão convencional. Dois navios adicionais, também movidos a GNL, estão previstos para entrar em serviço em 2023 e 2025.
- Promovendo a inovação: a armadora continuou a colaborar com outros líderes da indústria em seus campos de atuação para pesquisar e desenvolver novas soluções que ajudarão na descarbonização das operações de transporte marítimo. No final de 2020, o fundo EU Horizon 2020 concedeu financiamento ao Consórcio CHEK, um esforço colaborativo focado na combinação de tecnologias progressivas de energia e design de navios com visão de futuro, para promover operações marítimas de baixo carbono, incluindo a propulsão com hidrogênio e resíduos a bordo para sistemas de energia.
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