A multinacional francesa Auchan lidera o mercado de produtos vegan a nível nacional, conclui um estudo pioneiro da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).
Este estudo analisou a oferta de produtos vegan das principais cadeias de retalho alimentar a operar em Portugal, o qual destaca a insígnia portuguesa Continente sendo a segunda melhor cadeira de hipermercados com a oferta destes produtos e em terceiro a cadeia alemã Aldi, sendo também a mais forte no segmento de discounters.
A celebrar o Dia Mundial do Vegetarianismo, 1 de outubro, a organização relevou os resultados do estudo RankingVeg, uma parceria com a fundação Albert Schweitzer Foundation, cujo objetivo é informar os consumidores sobre a oferta de produtos veganos nos supermercados portugueses e dar a conhecer qual o posicionamento das várias empresas de retalho alimentar neste segmento de mercado.
De acordo com Nuno Alvim, presidente da AVP: “A oferta de produtos veganos em Portugal encontra-se ainda num estado embrionário, comparativamente com outros países, e há espaço para um crescimento da oferta e melhoria da mesma em termos de diversidade, qualidade e preço, com vista a atender às necessidades de um segmento de mercado cada vez mais instituído, e que já deixou de ser um nicho.”
O estudo utilizou uma metodologia criada pela Albert Schweitzer Foundation, e já implementada em diversos países europeus, a qual possibilitou a criação de um ranking dos retalhistas alimentares com maior oferta vegana, com base numa recolha de dados em 35 lojas, distribuídas pelas localidades com maior densidade populacional.
Para complementar, foi desenvolvido um outro estudo, com mais de 2.000 participantes sobre a perceção dos consumidores portugueses face a oferta de produtos veganos. Os portugueses que procuram produtos veganos parecem ter preferência pelos retalhistas alimentares como a ALDI, Auchan e Continente, o que coincide com os resultados do ranking desenvolvido pela Associação Vegetariana Portuguesa.
Para além disso, o inquérito revelou também que, na sua maioria, os consumidores de produtos veganos classificam a oferta atual como pouco satisfatória, referindo que gostariam ter uma maior e variada oferta de produtos veganos, como por exemplo mais alternativas veganas ao queijo ou refeições prontas a levar.
Quanto ao consumo atual, os produtos veganos mais consumidos no mercado português parecem ser o tofu e o seitan, que se apresentam como alternativas à carne (72.9%), e os produtos alternativos aos laticínios, como as bebidas vegetais (71,1%), o que é consistente com o crescimento de vendas destas gamas nos últimos anos.
Produtos como alternativas vegetais a iogurtes (50.2%), alternativas à carne que repliquem o seu sabor e a sua textura, como é o caso dos hambúrgueres e salsichas veganas (44.0%), e margarinas vegetais (40.0%) parecem também estar vinculados no dia-a-dia nos portugueses que consomem produtos vegan.
Conheça aqui a Escolha do Consumidor