Black Friday, a última sexta-feira de novembro, é um dos dias mais aguardados pelos consumidores e até mesmo pelos retalhistas.

Com origem nos Estados Unidos, este termo “Sexta-Feira Negra” refere-se a vários eventos, mas a primeira vez que foi utilizado foi em 1869, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado do ouro da Bolsa de Nova York. Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas.

Agora, Black Friday é sinónimo de grandes reduções de preços nas lojas físicas e online.

Para conseguires sobreviver a esta loucura de preços baixos, deixamos-te algumas dicas para poderes tirar o melhor proveito do dia mais esperado no comércio a nível mundial:

  1. Faz uma lista e mantém o foco

Organiza uma lista dos produtos que realmente necessitas e dos que gostarias de comprar. Esta é a única forma para não caíres em tentações e acabares por comprar por impulso produtos de menor importância. Foca-te!

  1. Prepara-te com antecedência

Faz uma pesquisa online dos produtos que desejas comprar e caso queiras comprar por esta via, faz os registos nos sites alguns dias antes do “Black Friday” para não correres o risco de teres dificuldades em comprar o artigo e perderes as melhores oportunidades.

  1. Verifica o histórico de preços

Para não caíres em armadilhas de que os preços estão drasticamente mais baixos, convém saberes qual era o preço de determinado produto que estava anteriormente no mercado. A DECO disponibiliza a ferramenta “Comparar Preços” para te ajudar a perceber a realidade dos factos.

  1. Compara sempre o preço com outras lojas

Além do gráfico de preços referente àquela loja, a ferramenta da DECO indica também qual o preço atual daquele produto noutras lojas – um recurso útil para perceber se o desconto vale mesmo a pena, já que muitas vezes, apesar de haver desconto, é possível encontrar preços originalmente mais baixos noutras lojas.

  1. Confirma se a loja tem o selo Black Friday

Primeiro verifica se a loja em questão adere ao Black Friday, depois tem atenção se os produtos que pretendes também estão com o desconto desta campanha.

  1. Verifica a qualidade dos produtos

O preço não é o único indicador da qualidade de um produto. Antes de adquirires algo, procura saber quais as características e se estão de acordo com as suas expectativas.

  1. Começa cedo

Se querer apanhar os melhores descontos, apressa-te, não deixes para a última hora. As melhoras ofertas são as que se esgotam mais rapidamente.

  1. Antecipa as compras de Natal

Aproveita o Black Friday para antecipares as tuas compras de Natal, encontras bons presentes a preços bem mais acessíveis. Além de economizares, evitas longas filas de espera no frenesim do Natal.

 

Agora que estás a postos para usufruir o Black Friday da melhor maneira, despacha-te! Não deixes o tempo passar, senão irás perder as melhores oportunidades do ano.

Já agora aproveita e espreita o Black Friday da Worten, com preços de arrasar em TV’s, Smartphones, Frigoríficos, Brinquedos, Comida para animais… e mais não sei o quê.


Conheça aqui a Escolha do Consumidor