Collab é o diminutivo da palavra inglesa collaboration, traduzindo para português, significa colaboração.
E, tal como o nome indica, collab é uma prática utilizada por diversos segmentos com a intenção de unir nomes, personalidades, marcas e outros, para fornecer diferentes serviços ou produtos para um certo público.
As collabs são parcerias entre empresas, pessoas ou entre empresas e pessoas, para a criação de produtos em conjunto a fim de alcançar novos públicos. É uma forte estratégia de mercado que tem crescido bastante nos últimos anos.
E como surge uma collab?
- Inovação
- Exploração de novos públicos-alvo
- Acesso aos meios de comunicação
As collabs podem ser feitas entre duas marcas, mas também entre marcas e personalidades e celebridades, até influencers de outros setores, como da música e do desporto. Mesclar conceitos, unir forças e processos criativos é o segredo das grandes collabs.
Alguns casos de sucesso:
– Em 2004, Karl Lagerfeld fez collab com a H&M, ambas as marcas sofreram várias críticas dos media, o certo é as peças esgotaram em apenas duas horas.
– Havaianas e Oreo TOP, uma experiência afetiva através do sensorial, foi uma estratégia certeira da coleção.
– Nike com Michael Jordan
– Mc Donald’s com Ovomaltine, Snickers, Kit Kat, entre outros…
Existem vários tipos de collabs:
Marca + Arte
Na história da moda, as primeiras parcerias foram realizadas entre marcas e arte. Alguns exemplos de parcerias famosas são da estilista Elsa Schiaparelli e o pintor Salvador Dalí, bem como da Yves Saint Laurent com Mondrian.
Marca + Marca
A collab entre marcas tende a ser forte, com o propósito de unir forças num mercado cada vez mais competitivo. A parceria pode ser feita entre marcas de moda, mas também de moda com outros segmentos, como tecnologia, gastronomia, beleza, entre outros. O importante é a sinergia no público-alvo. Podem lançar um produto novo ou apenas trazer a estética de uma das marcas para um produto existente noutra.
Marca + Pessoas
Ao pensar em pessoas, podemos incluir nessa lista celebridades, músicos, desportistas e ainda, influencers. O foco principal é que essa pessoa seja a cara da marca e ainda, represente um ideal estético ou de personalidade que seja uma inspiração para o seu consumidor.
Quero fazer uma collab com a minha empresa/marca. E agora?
- Pesquisa e Estratégia: procura por marcas que estejam em sintonia com a tua, mas que também tragam algo novo para a tua coleção/lançamento. Para o fazeres, deverás conhecer bem o teu público-alvo e definir um plano e uma estratégia de marketing, para conseguires obter resultados muito positivos.
- Observa: aprecia o lifestyle do teu público-alvo e questiona: para além dos produtos/serviços que ofereço, o que posso oferecer mais? Qual é a carência deste público? Analisando estes pontos, crias mais um funil para avaliação de possíveis parceiros para a tua marca.
- Vamos às parcerias: se optares por parcerias com influencers, tem a certeza de que o teu público-alvo se identifica com esta pessoa. Uma publicidade sem um propósito pode prejudicar a tua marca. Se a parceria for vinculada com outras marcas, avalia as possibilidades de parceiros com expertises diferentes da tua. Assim trazes a sensação de novidade para o consumidor.
As collabs entre marcas poderá sim, ser uma tendência que veio para ficar, mas para que o resultado seja positivo é importante selecionar bem os parceiros, entender os objetivos da campanha e, acima de tudo, conheceres muito bem o teu público-alvo.
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