O Grupo Auchan lançou em França uma iniciativa para acelerar a digitalização da gestão dos produtos alimentares que não são vendidos na loja. A empresa equipou os seus colaboradores com uma solução chamada Food Waste Management System (FWMS), desenvolvida pela startup Smartway e baseada em inteligência artificial (IA).
Através desta plataforma, os colaboradores poderão detetar nas prateleiras produtos com data de consumo próxima, escolher a opção adequada para os destacar, aplicar a taxa de redução adequada, imprimir etiquetas de desconto… Desta forma, a Auchan dá um novo impulso à luta contra o desperdício alimentar.
A implantação desta solução será massiva na estrutura da empresa de distribuição. Não só afeta 100% de seus hipermercados e supermercados em França, como também abrange três ferramentas inteligentes projetadas pela Smartway: Smartdetection, para identificar datas curtas (em 30% das lojas no início); Smartdecision, para escolher o canal certo de reciclagem; e Smartdiscount, para aplicar descontos convenientes.
“É a primeira vez que a gestão inteligente de resíduos foi desenvolvida nesta escala em França”, sublinham da Auchan. A implementação desta solução para toda a frota da empresa está prevista para o final de junho de 2022.
Da mesma forma, o grupo francês destaca que a inteligência artificial permite que todos os atores da cadeia sejam vencedores. Por um lado, a loja reduzirá as perdas de alimentos em aproximadamente 30%, enquanto os trabalhadores, orientados na gestão dos produtos em um futuro próximo, ganharão confiabilidade e agilidade reduzindo o tempo gasto nessas verificações.
Soma-se a isso que os consumidores poderão acessar mais produtos com desconto, enquanto as associações beneficentes conseguirão uma melhor gestão das doações que lhes são concedidas.