Embora algumas empresas já estivessem habituadas ao trabalho remoto, com a pandemia muitas foram forçadas a adaptar-se bruscamente, novos desafios ao nível da motivação, manutenção da cultura empresarial e produtividade.

O que fazer e como manter a motivação e a eficiência?

Primeiro devemos entender que criar relação é diferente de motivação, muitas vezes confundidos. Criar relação ou engagement significa participar numa ação voluntariamente, sendo assim, um colaborador “engajado” é aquele que participa em atividades não porque é seu dever, mas sim por se importar e estar alinhado com os propósitos da empresa em que trabalha.

Já a motivação pode estar relacionada com diversos fatores como remuneração, benefícios e outros aspetos do trabalho. Não significa, necessariamente, que o colaborador esteja comprometido realmente com a empresa, uma vez que essas motivações também podem ser encontradas em outras organizações.

A prevenção da saúde mental, que durante este período sofreu impactos, pode ser acautelada com ações orientadas para os colaboradores, com abordagem a temas como a ansiedade, saúde do sono, home office, mindfulness, PNL, equilíbrio entre carreira e vida profissional, entre vários outros.

É também importante reconhecer o esforço da equipa, mantendo, dentro do possível, os planos de crescimento de carreira, promoções, aumento salarial e realizar estudos de clima organizacional regularmente, para evitar a perda de talentos. É preciso mostrar que a empresa reconhece os esforços e dificuldades dos seus profissionais.

 


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