Aos Olhos da Remax, há cada vez mais portugueses a vender e a comprar imóveis através de Imobiliárias?
Resposta: Com a evolução tecnológica e o progressivo desenvolvimento das atividades económicas, há uma propensão natural para a escolha dos profissionais de cada setor e nesta escolha, a seleção dos melhores. É, em parte, esta tendência que justifica, que explica o enorme sucesso da RE/MAX, pois os portugueses reconhecem a excelência dos serviços prestados pelos profissionais da marca, confiando-lhes algumas das mais importantes decisões que têm de tomar na vida.
Porquê ser cliente Remax?
Resposta: Racionalmente há muitas e boas razões para se ser um cliente RE/MAX, muito embora muitos clientes o sejam já por razões emotivas, por se recordarem do quão bem recebidos foram no passado e do quão muito satisfeitos ficaram. Certo é que qualquer pessoa irá preferir a marca com maiores índices de eficácia, a que maior rede de contatos dispõe, a que maior abrangência territorial possui, a que maior projeção nacional e internacional apresenta. Não obstante alguns clientes escolherem a marca de uma forma, dir-se-ia, quase espontânea, na verdade, é a escolha mais lógica se o que se pretende é a excelência do que melhor se faz no setor.
Quais são as tendências de oferte e procura deste ano?
Resposta: Em 2022 parece já haver alguma acalmia na procura de terrenos, muito em voga no primeiro ano da pandemia e em menor grau em 2021, regressando-se aos índices mais habituais do passado. Por outro lado, o progressivo regresso aos crescimentos das várias atividades económicas, tem conduzido, naturalmente, a uma maior procura de lojas, escritórios e armazéns. Há também a antevisão do reforço do papel do cliente internacional, uma vez que Portugal, felizmente, está no radar de muitos cidadãos e investidores além-fronteiras. Porém, as notas dominantes são, de facto, a manutenção de uma escassez da Oferta tanto em quantidade como em diversidade, e a contínua pressão de uma elevada Procura.
De que forma a Remax se adapta com a transformação digital no setor imobiliário?
Resposta: Será difícil negar que a rede RE/MAX esteve e está na vanguarda da digitalização, por motivos bem visíveis: desde o primeiro momento que deu especial atenção às visitas virtuais/multimédia sendo atualmente líder incontestada (cerca de 15 mil imóveis da sua carteira), privilegiou a adoção de sistemas que permitem a rápida atualização da informação junto dos clientes, foi pioneira na criação de aplicações para telemóveis, entre outros feitos. As reuniões em streaming eram já uma realidade na rede muito antes da pandemia, assim como as soluções baseadas no market intelligence e machine learning, de que os irrepreensíveis estudos de mercado são um bom exemplo. Mais difícil, porém, tem sido a aceitação de outras adaptações, como a transação por criptomoedas, dada a desconfiança e algum desconhecimento que existe entre os clientes. É certo que a pandemia só veio acelerar o processo a nível de todo setor, mas no caso da RE/MAX serviu como prova inequívoca de que as políticas visionárias que seguia há já vários anos, tinham de facto a sua razão de ser. Na verdade, a rede RE/MAX tem vindo a criar o futuro, sem nunca esquecer o melhor do passado, ao estimular o caminho da transformação digital, um caminho sem retorno.
Qual é o principal objetivo da Remax Portugal?
Resposta: Corresponder da melhor maneira possível em quem confia na marca, na forma mais transparente e clara e, em última análise, atingir o mais elevado grau de satisfação possível dos nossos clientes e parceiros de negócio.
Pelo oitavo ano consecutivo a Remax é eleita Escolha do Consumidor na categoria “Imobiliárias”. Como se sentem sabendo que são a Imobiliária preferida dos consumidores?
Resposta: No que respeita a emoções, por muitas que sejam as palavras, será sempre muito difícil exprimir o que sentimos. Parte da enorme satisfação que temos ocorre nos momentos em que juntamos vontades, em que ajudamos a concretizar os sonhos de muitas famílias portuguesas, com o esforço e dedicação dos milhares de colaboradores da marca. Na verdade, este contentamento ocorre diariamente um pouco por todo o país e é repartido ao longo das semanas e meses do ano. Talvez por isso os nossos próprios colaboradores estejam também eles sobejamente satisfeitos com a atividade que exercem no seu dia a dia.
No final de um longo e por vezes difícil percurso, termos ainda o reconhecimento de uma entidade de reconhecido mérito e imparcialidade na avaliação como a Escolha do Consumidor, é com muita alegria que sentimos o desejo de continuar, de fazer mais e melhor, de tornar possível o que muitos portugueses e portuguesas julgariam impossível.
Beatriz Rubio
CEO
RE/MAX Portugal
Curiosidades sobre Beatriz:
Formação: Economia e Gestão de Empresas
Marca da sua vida: RE/MAX
Fonte de inspiração: A vida e os desafios que a vida nos traz
RE/MAX foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui