A 10ª edição do prémio “Escolha dos Profissionais”, correspondente ao ano de 2024, celebrou a excelência de 21 marcas vencedoras. Os vencedores foram escolhidos por profissionais em diversas áreas, evidenciando a preferência do mercado por marcas comprometidas com a qualidade e inovação. No total, foram analisadas 103 marcas, com 2950 avaliações de profissionais, reconhecendo as melhores em cada categoria.
No setor financeiro importa sobretudo a confiança na instituição, seguida do apoio pós-venda e maior agilidade nos pagamentos, clareza e transparência da informação e processos fáceis e pouco burocráticos.
Aqui vencem as marcas Fidelidade (Seguros), a Montepio Crédito (Empresas de Crédito ao Consumo), a Eupago (Soluções de Pagamentos para Empresa) e a Raize (Crédito a Empresas – Plataformas Financeiras), além da Credibom (Crédito Automóvel).
No setor de construção e equipamentos, os profissionais privilegiam aspetos como a durabilidade, resistência e aderência dos equipamentos, assim como a sua eficiência. Valorizam ainda o suporte técnico e a duração das garantias oferecidas pelas marcas.
As marcas distinguidas são a Weber (Colagem e Betumação de Cerâmica), a Pecol (Silicones e Selantes), a Mapei (Produtos Químicos para Construção), a UHU (Cola e Veda de Montagem), a Sanitop (Climatização e Sistemas Sanitários) e a Panasonic (Ar Condicionado).
Na área de produtos e serviços de cosmética, a fácil aplicação do produto e a composição, com foco em ingredientes seguros e não agressivos, são dos aspetos mais privilegiados, além da relação qualidade/ preço e a confiança na marca. Nesta categoria, os vencedores são a Andreia Profissional em duas categorias (Verniz Gel e Gel; Coloração & Descoloração) e a Pluricosmética (Lojas de Cosmética Profissional).
Nos restantes setores diversos, os critérios principais são a rapidez na resolução de problemas, a confiança e a credibilidade da marca, diversidade da oferta e a relação qualidade/preço.
Assim, os vencedores são Locarent (Gestão de Frotas Automóveis) e a Citroën (Veículos Comercias), na área automóvel, a Manpower (Recrutamento e Seleção) na área de Recursos Humanos, a Rumos (Formação Profissional em Tecnologias de Informação), o Recheio (Distribuição Grossista), a AdvanceCare (Sistemas de Saúde)e a Sodexo (Cartões de Refeição).
As marcas vencedoras da “Escolha dos Profissionais” são submetidas a um sistema de avaliação dos seus produtos e serviços, que considera o nível de satisfação e aceitabilidade. A avaliação é realizada utilizando técnicas de avaliação adequadas a cada categoria, que é analisada de acordo com critérios específicos por profissionais com experiência de consumo.