De que forma a distinção da Escolha do Consumidor tem influenciado a percepção da marca Staples junto aos consumidores?
Este reconhecimento é muito importante para a marca, porque dá voz ao consumidor. É ele quem nos conhece, nos experiencia e nos avalia todos os dias, por isso sermos escolhidos mais uma vez como a marca nr 1 em Papelaria e Material de Escritório, que é o core business da Staples, deixa-nos muito orgulhosos e vem reafirmar a estratégia e posicionamento como marca líder no setor.
O nosso cliente é profissional, informado, exigente e, hoje em dia, tanto trabalha no escritório como no café, em casa, ou onde estiver. Sermos o parceiro que está ao lado destes profissionais, em qualquer circunstância, ajudando-o a levar as suas empresas, negócios ou o seu trabalho para a frente, é o objetivo da marca e este prémio ajuda-nos a fazer esse caminho.
Quais são as últimas inovações e/ou novidades que introduziram no vosso catálogo?
Para o 1º trimestre deste ano, temos previstas algumas novidades com a chegada de portáteis e smartphones já integrados com chips de inteligência artificial.
Destacamos o alargamento da nossa oferta na categoria de produtos de Ergonomia (cadeiras, secretárias, ratos ergonómicos, apoios lombares, bases de portátil, entre outros…) uma vez que a preocupação pelo bem-estar e conforto é uma realidade por parte dos consumidores, num formato de trabalho cada vez mais híbrido.
A procura de soluções amigas do ambiente na nossa gama de produtos tem sido também uma preocupação, ao trabalharmos com produtos fabricados com materiais recicláveis, podendo assim contribuir na nossa operação, para a diminuição da pegada de carbono.
Fale-nos sobre uma iniciativa de responsabilidade social que a Staples tenha implementado recentemente?
Destaco o Canetão da Staples. Na Staples acreditamos que fazer do mundo um lugar melhor é uma missão de todos. Por isso, criámos o Canetão, disponível nas 34 lojas Staples, com o propósito de ser uma solução de recolha e reciclagem de canetas, esferográficas, marcadores e muito mais, em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade ambiental.
Os resíduos depositados no Canetão são recolhidos e reencaminhados para uma empresa do Grupo Landbell que se dedica à recolha e reciclagem de resíduos, à aplicação dos materiais daí resultantes e à criação de soluções técnicas em indústrias tão diversas como a automóvel, telecomunicações e agricultura.
Fizemos inclusive em algumas ações de ativação junto de Escolas e Empresas onde já oferecemos uma centena de Canetões, para colocarem nas suas instalações e nos ajudarem a reciclar. São iniciativas relevantes que marca pretende continuar a levar a cabo, junto dos seus clientes.
De que forma a Staples está a adaptar o seu portfólio de produtos para responder às crescentes necessidades de um ambiente de trabalho cada vez mais digital?
Mais que produtos temos de falar de soluções, e da integração cada vez maior das ferramentas de trabalho inteligentes em todos os equipamentos, sejam os tradicionais portáteis como os smartphones ou tablets, a utilização da cloud é também cada vez mais uma realidade permitindo os acessos a informação de qualquer local.
Enquanto retalhista especialista e reconhecido como marca nr 1 pelo consumidor, estamos naturalmente muito atentos ao que as marcas/fabricantes vão disponibilizando no mercado, para ir ao encontro do que o consumidor precisa num mundo de trabalho cada vez mais hibrido e digital.
Temos parcerias muito fortes e muito estreitas com as marcas, e somos muito ágeis e rápidos a colocar essas novidades na nossa gama de oferta. Estamos também sempre atentos e ativos em eventos/feiras/webinars e na consulta de informação atualizada que os parceiros especializados disponibilizam, na busca de novidades atraentes para a nossa tipologia de clientes.
Sandra Loureiro
Diretora de Marketing
Staples