- Produção neutra em CO2 está em teste na mega fábrica em Lousado, Portugal com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano
- Uma caldeira elétrica inovadora pode gerar vapor a partir de eletricidade verde em substituição de gás
- Até 2040, o mais tardar, a Continental pretende mudar a produção em todas as fábricas de pneus para uma produção neutra em CO2
Desde este ano, a Continental tem conseguido produzir pneus neutros em termos de CO2 na sua fábrica de pneus em Lousado, Portugal. O fabricante de pneus deu assim um passo importante em direção ao seu objetivo de produção completamente neutra em CO2. Este objetivo só é possível graças à geração de vapor através de uma caldeira inovadora, que funciona inteiramente com eletricidade. A Continental utiliza energia solar proveniente de painéis fotovoltaicos e eletricidade renovável da rede elétrica para a geração de vapor. Anteriormente, o gás natural era utilizado como única fonte de energia para a geração de vapor na fábrica de pneus de Lousado. Na indústria de pneus, grande parte da energia consumida é utilizada para gerar vapor, necessário para dar forma aos pneus, processo conhecido como vulcanização. A energia térmica transforma a borracha bruta em borracha flexível e elástica. Com uma capacidade de produção anual de 18 milhões de pneus, a fábrica de Lousado é uma mega fábrica. Até 2040, o mais tardar, a Continental pretende mudar completamente todas as fábricas de pneus para processos de produção neutros em CO2.
“Em Lousado, estamos a demonstrar que mesmo as fábricas de pneus de grandes dimensões podem atingir uma produção neutra em termos de CO2. Para isso, a disponibilidade de fontes de energia renováveis a preços competitivos é crucial”, explicou o Dr. Bernhard Trilken, responsável pela unidade de negócios de Manufatura e Logística. E acrescentou: “Estamos a preparar todas as nossas fábricas para que possam utilizar o máximo possível de energia renovável. A entrada em funcionamento da nossa caldeira elétrica a vapor em Lousado é o início de uma emocionante curva de aprendizagem.”
A nova caldeira elétrica a vapor converte energia solar e outra eletricidade verde em vapor quase sem perdas. A água é bombeada da parte inferior da caldeira para o topo, onde é pulverizada nos elétrodos. A corrente elétrica flui através dos jatos de água e cria calor dentro dos reservatórios da água até que ela se evapore em vapor.
Mistura de diferentes fontes para garantir processos estáveis e mais sustentáveis
Uma caldeira a gás convencional continuará disponível, além da nova caldeira elétrica a vapor. Isto permite à Continental reagir de forma flexível à disponibilidade oscilante de energias renováveis e a outros fatores ambientais.
“A nossa unidade em Lousado beneficia do facto de o sol brilhar com frequência. Isto permite-nos alcançar uma produção de pneus usando totalmente energia elétrica e neutra em CO2 sempre que possível”, afirmou Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor em Lousado, Portugal. Acrescentou ainda: “Todas as fábricas de pneus da Continental estão a trabalhar muito para tornar a produção cada vez mais sustentável e energeticamente eficiente. Cada unidade fabril tem de lidar com uma grande variedade de condições, tais como as condições meteorológicas ou a disponibilidade de fontes de energia renováveis.”
Em Lousado o sol aquece-nos em média sete horas por dia. No inverno, a média é de quatro horas. Para efeito de comparação: em Berlim, o sol brilha apenas 1,8 horas por dia no inverno.
Geração mundial de energia livre de emissões nas fábricas de pneus da Continental
Como resultado de muitos anos de esforços, a Continental Tires alcançou uma posição de liderança no setor no que diz respeito ao consumo de energia por tonelada de pneus produzidos, em comparação com a média do setor. Este é o resultado de um exercício de benchmarking interno da Continental com o consumo médio de energia dos principais fabricantes de pneus do mundo, conforme relatado pelo Projeto da Indústria de Pneus do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Só em 2023, o Setor de pneus da Continental reduziu as suas necessidades anuais de energia num total de cerca de 150 gigawatts-hora, graças a 160 projetos de poupança de energia. Isto foi conseguido através de medidas como, por exemplo, isolamento térmico. Quando calculados, 150 gigawatts-hora equivalem ao fornecimento médio anual de eletricidade de 12.500 residências unifamiliares.
A ambição da Continental Tires até 2030 é reduzir o seu consumo de energia em 20 por cento em relação a 2018. A Continental pretende alcançar uma produção com impacto neutro no clima até 2040, o mais tardar. Desde o final de 2020, a eletricidade que a empresa compra para todas as unidades do mundo já provém de fontes de energia renováveis e é neutra para o clima. Para este efeito, são obtidas garantias de origem de acordo com os critérios da Iniciativa global RE100.
Lousado: uma fábrica com uma longa história mas orientada para o futuro
Além do UltraContact NXT, o pneu de série mais sustentável até à data, são fabricados na fábrica de Lousado pneus para automóveis, para máquinas agrícolas e fora de estrada. Com mais de 30 anos de história em Portugal, a Continental é um parceiro confiável que valoriza a sua história e está comprometido com a inovação tanto no fabrico de pneus como na tecnologia automóvel.