A atribuição do prémio Escolha do Consumidor alterou de alguma forma a perceção dos consumidores em relação à marca Asus em Portugal?
É com muito orgulho que recebemos este prémio, pois é um reconhecimento importante dos consumidores portugueses, que nos dá força para continuar a trabalhar para lhes trazer mais inovação e a melhor tecnologia. Ainda mais tendo obtido a melhor classificação (91,7%) entre todas as 1.400 marcas avaliadas dos diferentes setores.
Sabemos que os consumidores portugueses valorizam estes prémios, e enquanto marca potenciamos o mesmo para aumentar a notoriedade da ASUS em Portugal. E podemos dizer que nos últimos anos temos sido, consistentemente, a marca de computadores portáteis mais premiada pelos portugueses.
Que estratégias a Asus implementa para assegurar que os seus computadores portáteis se mantêm na vanguarda tecnológica?
Mais do que uma estratégia, a inovação faz mesmo parte do ADN da ASUS. Este factor está tão enraizado como o facto de ter mais de 5.000 engenheiros e técnicos no departamento de Investigação & Desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias. Isto perfaz mais de um terço do total dos 14.500 empregados a nível mundial.
Este ADN faz com que sejamos mundialmente reconhecidos por reimaginar continuadamente as tecnologias de hoje para o amanhã, como são exemplo, os históricos lançamentos do primeiro Netbook do mundo, o EeePC. E mais recentemente, em 2023, do Zenbook Fold (primeiro portátil dobrável de 17” com ecrã táctil do mundo).
Poderiam revelar alguma funcionalidade inovadora que será incluída nos próximos modelos de portáteis da Asus?
Inteligência Artificial. Este é o trend-topic do momento e estamos a preparar o lançamento de vários modelos e assim liderar o mercado de computadores portáteis com um portfolio alargado de equipamentos com estas possibilidades.
Trata-se de uma Nova Era do PC – ASUS AI, que estão preparados para redefinir o próprio tecido da computação. Esta geração inovadora de tecnologia potenciada por IA irá traçar novos horizontes no panorama digital e que vai marcar um momento excitante destinado a supreender os utilizadores com funções inovadoras de Inteligência Artificial.
De que forma a Asus incorpora práticas sustentáveis no desenvolvimento dos seus produtos, face ao crescente interesse por soluções eco-friendly?
A nossa estratégia de Sustentabilidade já tem mais de 20 anos mas o ano passado foi um marco importante para a ASUS com o lançamento do Zenbook S13 OLED, o portátil mais ecológico de sempre da marca, oferecendo a mesma qualidade utilizando materiais sustentáveis. A sua estrutura contém metais e plásticos reciclados, um elegante acabamento em alumínio cerâmico de plasma ecológico, componentes eletrónicos sem halogéneo e embalagens com certificação FSC™ Mix, que reduzem a pegada de carbono.
No que diz respeito à produção de portáteis ASUS, estamos a avançar com uma maior utilização de materiais reciclados e amigos do ambiente em peças chave, como tampas do chassis, teclas do teclado, altifalantes, periféricos e adaptadores. Estamos também a trabalhar na integração de metal reciclado pós-industrial e de plástico proveniente dos oceanos nos nossos produtos. Mas não acaba aí. As caixas em que os portáteis ASUS chegam às suas mãos também são feitas de materiais ecológicos. Utilizamos papel reciclado ou obtemos o material para a produção de embalagens de fornecedores certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC) que aplicam práticas florestais responsáveis.
Eduardo Cardoso
Marketing Manager – Asus