O banco WiZink associa-se, pela primeira vez, a uma novela nacional procurando explorar novos formatos de comunicação que reforcem a proximidade com os consumidores portugueses e o seu compromisso com a literacia financeira e digital. Neste caso, sobre a necessidade de cada um de nós, enquanto indivíduo, se proteger das ameaças do Phishing e outros tipos de ciberfraude.

Festa é Festa está no ar desde 2021, na TVI, num absoluto sucesso de audiências e de irreverência na ficção nacional.

O banco 100% digital, líder de mercado em soluções de crédito ao consumo, junta-se à história dos habitantes da Bela Vida, pelas mãos de Betinha, personagem protagonizada por Ana Marta Contente. Festa é Festa já abordava temas de cibersegurança, como a usurpação de entidade através de engenharia social e, assim, o WiZink surge, como o banco de Betinha, entidade na qual confia e que tem como referência em informação e práticas de segurança online.

Preocupada com os vários esquemas de fraude online, a personagem será desafiada a organizar uma sessão informativa sobre cibersegurança. O WiZink estará representado através das suas mensagens-chave (como o “NUNCA partilhar dados confidenciais. E NUNCA é NUNCA!”) e da sua missão de ser agente ativo no combate ao cibercrime, para que todos nos tornemos “À Prova de Phishing”.

Além da participação na novela Festa é Festa, a campanha de cibersegurança prevê também a publicação de três Reels, realizados por Betinha, para o perfil de Instagram da TVI e uma campanha, em desenvolvimento, para os perfis de redes sociais do WiZink.

Para Olga Carmona, diretora de Marketing do WiZink, Esta é uma campanha desenhada para estar ao lado dos nossos clientes, mas, sobretudo, para estar ao lado dos portugueses. Sabemos que a educação digital da sociedade é a verdadeira arma contra os cibercriminosos. As empresas também são vítimas nestes ataques contra os seus clientes. A única maneira de parar estes casos é a tomada de consciência coletiva. Empresas, autoridades e comunicação social têm de se unir para serem um veículo de informação útil para os consumidores, nomeadamente de como estes devem atuar em caso de serem alvo de tentativa de cibercrime. Só o poderemos combater com educação digital, com literacia financeira.

Ao longo dos últimos anos, o WiZink tem investido de forma continuada em programas educacionais, com a contribuição de especialistas na matéria e associado a alguns parceiros de referência, com o intuito de ajudar a consciencializar a sociedade civil e combater as novas formas de fraude associadas ao mundo digital.
Em 2023 lançou várias ações dirigidas a clientes e consumidores em geral, entre elas:

  1. uma iniciativa com o público.pt, da qual resultaram vários artigos online sobre o tema da Cibersegurança,
  2. o lançamento dum site dedicado “ABC do Phishing by WiZink”, em parceria com o negócios.pt, com artigos, vídeos e “A Academia do ABC do Phishing” (4 Masterclasses– entrevistas/sessões de formação online com especialistas portugueses em cibersegurança e cibercrime), cujos diversos conteúdos foram publicitados nos vários meios digitais da então Cofina, atualmente Medialivre e.
  3. já no final do ano passado, com os mesmos objetivos de alertar para as práticas mais comuns de cibercrime e como cada um de nós deve estar alerta para as poder identificar e proteger-se, desenvolveu uma iniciativa com o T3 da Rádio Renascença que se estendeu por 5 programas.

WiZink foi eleito Escolha do Consumidor 2024. Sabe mais aqui


Conhece aqui a ConsumerChoice