De forma a premiar a produtividade dos seus colaboradores, a Zome ofereceu uma viagem ao Senegal a 160 consultores. Durante o período de viagem, os premiados terão a oportunidade de, enquanto usufruem de uma experiência de luxo num resort em Pointe-Sarène, embrenharem-se na cultura local através de visitas a lugares emblemáticos, entre as quais Dakar, a participação em safaris e a deslocação até às ilhas paradisíacas locais. As viagens foram oferecidas a consultores sediados em vários hubs da Zome e foram organizadas pela equipa da Zome International.
Esta é uma das ações mais emblemáticas da Zome, que promove estas estratégias para manter os colaboradores motivados, preservando o seu bem-estar e premiando o seu trabalho durante o ano. A Zome tem vindo a posicionar-se e a destacar-se pelo seu envolvimento e valorização nos temas do bem-estar, desenvolvimento pessoal e motivação no trabalho, algo que a distingue desde a sua criação, há 5 anos. Estas ações resultaram, por dois anos consecutivos, 2023 e 2024, na atribuição pela Consumer Choice do prémio Happy Awards, que tem como propósito certificar as organizações que mais contribuem para a felicidade dos seus colaboradores, clientes e fornecedores.
Embora não sendo o mesmo setor, segundo João Morgado, Chief People Office da Zome, “o imobiliário e as viagens cruzam-se em muitos pontos”. “Um bom consultor imobiliário deve compreender e empatizar com diferentes culturas e lifestyles, deve conseguir comunicar com o outro, mesmo que diferente de si. E, muito importante: um consultor deve ser alguém com altos níveis de bem-estar e felicidade pois são características que facilitam, em muito, o carisma apreciado pelo cliente”, afirma. João Morgado realça ainda que “devem-se aplicar no setor imobiliário as boas práticas de gestão de recursos humanos sugeridas pelos especialistas. Este ano, por exemplo, o Global Future of Work Foundation referiu que para assegurar que os colaboradores tenham boas ferramentas no contacto com o cliente, é necessário fomentar a interação entre indivíduos e a atualização de competências.”
A empresa apresenta um leque de políticas de recompensa e programas de desenvolvimento de carreira, como é o caso do T4 Zome, um programa exclusivo para ajudar os consultores a evoluírem nas suas carreiras e desenvolverem as suas equipas imobiliárias, ou seja, a sua própria empresa, através de formações e sessões de coaching para a estruturação das mesmas. À disponibilidade do colaborador encontra-se, ainda, o Zome Ambition, um programa de mobilidade interna com bolsas de talento, que permite aos colaboradores mudar de função dentro da própria empresa, e também a Academia Startup, que pretende fomentar a criação de rotinas de disciplina e hábitos benéficos para o sucesso de um empresário no setor imobiliário.