A distinção “Escolha Sustentável” representa um reconhecimento importante do nosso compromisso contínuo com práticas responsáveis e sustentáveis. Para o PONTO. esta distinção é um estímulo para ir sempre mais além na implementação de soluções que respeitem o ambiente e promovam o bem-estar social. Motivados por esta distinção, continuamos a investir em inovações, conceitos e serviços que minimizem o impacte ambiental das nossas operações, a redução do uso de plástico e a implementação de processos mais eficientes na gestão de recursos. Este reconhecimento reforça a nossa missão de liderar pelo exemplo e desenvolver um impacto positivo em toda a cadeia de valor do setor da alimentação coletiva.
O mercado da alimentação coletiva tem sido desafiado a adotar práticas mais ecológicas. Quais as soluções sustentáveis mais inovadoras que a PONTO lançou recentemente, e como têm sido recebidas pelos vossos clientes?
São várias as iniciativas que temos implementadas mas gostaria de destacar três:
- Adoção da metodologia TriFootFood para o cálculo da Pegada de Carbonodas ementas, mas também como veículo de comunicação do tema aos consumidoresde forma clara, potenciando assim escolhas mais informadas e a diminuição daPegada de Carbono de origem alimentar. As opções diárias da ementa são apresentadas com uma iconografia que classifica os pratos conforme “Melhor Escolha”, “Escolha Razoável” e “Repensar”, tendo em conta a Pegada de Carbono de cada um (expressa em KgCO2 eq.);
- Implementado num cliente mas em preparação em mais dois, a Compostagem in loco é uma iniciativa que pretende instalar um compostor nos pontos de venda e convidar os clientes a segregar os resíduos da sua refeição que são aptos para compostagem. Sendo este um processo que se pretende que “feche o ciclo”, o composto resultante deste processo é depois disponibilizado aos clientes que queiram, gratuitamente, levar pequenas doses de composto e devolvê-lo à terra, eventualmente nas suas hortas domésticas ou vasos de plantas decorativas;
- Acreditamos que a Comunicação, bem como iniciativas Call to Action sãoa chave para escolhas e comportamentos mais conscientes e informados. Assim, investimos numa aposta constante em disponibilizar aos nossos clientes e consumidores informações sobre os mais variados temas relacionados com práticas responsáveis e sustentáveis, como é o caso do PONTO. Lifestyle – uma infografia mensal, onde já foram abordados temas tais como: calendários de sazonalidade de hortofrutícolas e pescado, dicas de planeamento e organização na cozinha e estratégias para conservação dos alimentos. Adicionalmente, este ano promovemos 2 campanhas de recolha de lixo nas praias (em Paço de Arcos e Canide) com aproximadamente 40kg de lixo resgatado das praias. E realizámos também alguns workshops/showcookings com a participação de consumidores PONTO., sobre “Cozinhar sem Desperdício”.
Estas iniciativas têm sido bem recebidas pelos nossos clientes, que valorizam cada vez mais a transparência e o compromisso ambiental da marca, sendo reflexo disso aadesão muito positiva a todas estas iniciativas.
Com o crescente foco na redução de desperdício alimentar, que medidas específicas foram adotadas pela PONTO para minimizar os impactos ambientais das operações diárias, e que resultados já são visíveis?
Uma das principais estratégias que utilizamos inclui o recurso a soluções tecnológicas para combate ao desperdício alimentar e trata-se da app GO! – uma aplicação que, entre outras funcionalidades, permite que os consumidores consultem a ementa do restaurante e façam a reserva da sua refeição. Assim, esta medida permite-nos mitigar tanto quanto possível o desperdício gerado no serviço, ajustando as quantidades produzidas com base no consumo previsto. A app GO! encontra-se implementada na maioria dos clientes PONTO., com taxas de adesão variáveis, pelo que são continuamente preparadas ações de ativação e campanhas promocionais para potenciar a utilização da mesma.
Além disso é possível desenvolver algumas iniciativas, sob a forma de ofertas especiais e/ou menus promocionais, por forma a promover a venda de produtos “do dia”, perto da hora de encerramento e com condições mais vantajosas, reduzindo assim o desperdício de produtos alimentares. Estas ações são particularmente interessantes, por exemplo, em serviço de Cafetaria.
Complementarmente, sempre que não é de todo possível evitar o desperdício, a doação das refeições produzidas em excesso consubstancia também uma prática da marca, através do estabelecimento de parcerias com entidades locais e de proximidade e/ou protocolos celebrados com instituições de solidariedade social.
A alimentação saudável e sustentável tornou-se uma prioridade para os consumidores. Como é que a PONTO ajusta a sua oferta a estas novas exigências, mantendo ao mesmo tempo o foco na acessibilidade e eficiência operacional?
É uma questão que tem tanto de pertinente como desafiante para a nossa operação do dia-a-dia! A oferta do PONTO. é de tal forma abrangente que permite dar resposta às mais variadas necessidades dos clientes.
Destaco a linha de oferta PONTO. Escolha Saudável, pratos desenvolvidos em parceria entre nutricionistas e chefs de cozinha, bem como produtos com redução de açúcar, sal e/ou gordura. Com as opções PONTO. Escolha Saudável é possível fazer escolhas mais saudáveis, sem comprometer o gosto e prazer à mesa.
Além disso costumamos ter a preocupação de planear as ementas tendo em conta os alimentos sazonais e, adicionalmente, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores na tentativa de incorporar matérias-primas com aproximação da data–limite de consumo. Procuramos também, sempre que possível, priorizar ingredientes de origem local e com certificações de sustentabilidade, procurando reduzir a pegada de carbono das ementas.
Sendo a conveniência um pilar da marca, é inevitável a utilização de soluções descartáveis e, desta forma, todas as embalagens que utilizamos são 100% biodegradáveis e compostáveis e produzidas a partir de matérias-primas provenientes de fontes renováveis, tais como o cartão, bagaço de cana–de–açúcar ou PLA.
Por fim, gostaria de destacar que todas estas (e outras) medidas são sempre acompanhadas de ações de comunicação e/ou sensibilização sobre alimentação e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, fortalecendo assim a literacia e confiança dos nossos consumidores.
Patrícia Carvalho Chula,
Nutricionista e Gestora de Marca – PONTO.