• 51% dos portugueses vai aproveitar os descontos para comprar presentes de Natal
  • Cerca de metade dos inquiridos destaca o MB Way como o método de pagamento mais utilizado (46%)
  • 32% dos consumidores planeia gastar entre 50 a 100€ e apenas 7% pretende gastar acima dos 500€
  • O segmento de moda e acessórios continua a revelar o maior interesse este ano

A sexta-feira mais esperada do ano está de regresso e com ela a possibilidade de poupar no momento de compra de diversos artigos. Nesse sentido, a Escolha do Consumidor realizou um estudo para conhecer o comportamento, as estratégias e as tendências dos consumidores durante a Black Friday e a Cyber Monday.

No que diz respeito ao momento de decisão de compra, este é influenciado significativamente pelas ofertas do período em questão. 65% dos participantes toma esta decisão com base nas promoções que surgem durante a campanha, sendo que 29% planeia antecipadamente e apenas 6% compra espontaneamente (toma decisões nos primeiros dias ou à última hora).

Para este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de moda e acessórios, 20% revela que têm mais interesse em beleza e cuidados pessoais e 16% aproveita para comprar produtos tecnológicos nestes dias. Eletrodomésticos (12%) e casa/decoração (11%) registam ainda uma procura significativa por parte dos consumidores. Em oposição, as categorias de brinquedos e jogos (8%), viagens e experiências (5%) e equipamento desportivo (3%) não são avaliadas com interesse prioritário durante este período de promoções.

Há quem pense já na época natalícia, pois 51% dos portugueses afirma que vai aproveitar os descontos destes dias para comprar presentes de Natal. 40% considera a hipótese de antecipar as suas compras, caso encontrem boas oportunidades, enquanto 10% prefere adiar as compras de Natal para uma fase posterior. 

Quando questionados sobre quanto preveem gastar na Black Friday e Cyber Monday este ano, 32% dos consumidores pretende gastar nas suas compras entre 50 a 100 euros, 31% entre 100 a 250 euros, 19% indica que prevê gastar entre 250 e 500 euros e apenas 7% prevê um gasto acima dos 500 euros. Por outro lado, 12% planeia gastar até 50 euros. 31% faz a maioria das suas compras online, com 28% a manifestar a intenção de adquirir produtos exclusivamente em plataformas digitais. Já 20% dos entrevistados, prefere ir às lojas físicas e fazer as suas compras presencialmente. Por fim, uma percentagem mais reduzida (5%) ainda não tomou uma decisão relativamente ao local de compra.

De acordo com o estudo, as compras online são maioritariamente motivadas pelos descontos e promoções atrativas (27%), seguindo-se fatores como a comodidade e o conforto (16%) e a rapidez de entrega (14%). A facilidade de navegação no website (11%) e a variedade de produtos disponíveis (10%) também são algumas das principais causas que influenciam as compras online. Aspetos como opções de devolução gratuita (7%) e reputação da marca (4%) revelam um menor impacto. 

No geral, o MB Way destaca-se como o método de pagamento mais utilizado pela maioria dos inquiridos (46%). O cartão de crédito/débito é também uma das opções preferidas para 30% dos consumidores. Com menor expressão surgem as opções de pagamento em dinheiro nas lojas físicas (10%), o Paypal (10%) e a transferência bancária (4%).

As expectativas defraudadas em relação aos descontos (30%) e a falta de stock dos produtos desejados (27%) são os principais fatores de desmotivação nas compras da Black Friday e Cyber Monday. A falta de transparência nas condições das promoções (15%) e a demora na entrega (9%) também são motivos de insatisfação apontados pelos consumidores. Relativamente ao meio preferido para a divulgação deste tipo de promoções, o e-mail é o mais mencionado (53%), para além da publicidade nas redes sociais (23%) e SMS (14%). Notificações de apps da própria marca ou loja (7%) são menos populares entre os entrevistados.

Sobre o Estudo

Este questionário foi respondido por 951 portugueses, 51% de pessoas do sexo feminino e 49% do masculino, com idades entre 18 e 64 anos. A maioria dos participantes está localizada na área da Grande Lisboa (32%), região do Norte (23%), Centro (21%), Grande Porto (13%) e a restante percentagem encontra-se distribuída em outros pontos do país. A Escolha do Consumidor é plenamente e unicamente responsável pela integridade e precisão dos dados obtidos.


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