A implementação de etiquetas com desconto em artigos com datas de validade mais curtas tem gerado um impacto significativo na redução do desperdício alimentar, promovendo escolhas conscientes entre os consumidores.
No primeiro semestre de 2024, a ALDI Portugal evitou o desperdício de mais de 1,2 milhões de alimentos através da implementação de etiquetas com 30% de desconto. Esta medida tem demonstrado uma eficácia significativa no combate ao desperdício alimentar, ao mesmo tempo que proporciona aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos a preços mais acessíveis.
As etiquetas de 30% de desconto são aplicadas a produtos frescos que estão próximos da data de validade, como carne, peixe e artigos de quarta gama, incluindo saladas e legumes prontos a consumir. Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal, explica que: “Com um planeamento rigoroso, ajustamos sempre as quantidades que chegam às lojas para minimizar o risco de sobras e garantir a máxima frescura. No entanto, quando algum produto se aproxima do limite do seu tempo de validade, este desconto é aplicado e identificado, de forma clara, com uma etiqueta especial”. Esta iniciativa reforça o compromisso da ALDI em oferecer aos clientes opções acessíveis e de qualidade, refletindo a crescente consciência sobre a importância de minimizar o desperdício de recursos.
Além das etiquetas de desconto, a ALDI Portugal continua a desenvolver diversas ações para combater o desperdício. Uma dessas iniciativas é a parceria com a cervejeira Aldeana, que resultou na criação da “Bread Beer”, uma cerveja artesanal sazonal feita a partir de sobras de pão das lojas ALDI. Este projeto destaca a importância de valorizar e reaproveitar excedentes alimentares de maneira criativa, promovendo a economia circular e contribuindo para a redução do desperdício.
A par desta iniciativa, o retalhista alimentar privilegia também, em todas as suas lojas, a venda a granel de artigos como frutas e legumes ou pão e pastelaria, possibilitando aos seus clientes adquirirem apenas as quantidades que realmente necessitam.
Elke Muranyi, afirma ainda que: “para a ALDI, implementar medidas de combate ao desperdício alimentar não é apenas uma questão ética e económica. Hoje, cerca de 10% de todas as emissões de gases com efeito de estufa a nível mundial são causadas pelo desperdício de alimentos. Através das medidas que temos vindo a implementar, pretendemos contribuir para reduzir o desperdício de recursos naturais, água e energia, e as etiquetas com 30% de desconto assumem-se uma medida de extrema importância nesta nossa missão.”
No âmbito deste compromisso, a insígnia tem igualmente contribuído de forma significativa para as comunidades onde está inserida, fazendo doações de excedentes alimentares em todas as lojas do país. No primeiro trimestre de 2024, foram doadas mais de 300 toneladas de alimentos a instituições de solidariedade social em todo o país.
Para mais informações, visite aldi.pt/foodwaste.