A Crioestaminal foi novamente eleita Escolha do Consumidor em 2024. Que mensagem esta distinção passa para os pais que consideram esta decisão para o futuro dos filhos?

A atribuição desta distinção, ser a marca do setor da criopreservação mais escolhida pelos consumidores durante 11 anos consecutivos, demonstra o empenho da Crioestaminal, ao longo dos seus 21 anos de existência, em prestar um serviço que é para o consumidor. Esta preocupação com as necessidade e expectativas do consumidor, prende-se não só com o momento da decisão de guardar as células estaminais, o momento do nascimento de um filho, em que procuramos que o processo de colheita e criopreservação seja o mais informado e o mais simples possível, mas também no momento de disponibilizar as células estaminais para tratamento caso a necessidade surja, momento esse em que apoiamos as famílias em todo o processo, interagindo com os pais e com os médicos que acompanham o doente e que realizam o tratamento. A Crioestaminal é reconhecida pela qualidade do seu serviço ao longo de todo o processo, pela experiência que detém na área das células estaminais, pela disponibilização de amostras para serem utilizadas em tratamentos e também pela sua capacidade de inovar e de colocar à disposição dos futuros pais e dos profissionais de saúde, os produtos de terapia celular mais adequados às necessidades atuais e futuras.

A Crioestaminal é pioneira em criopreservação em Portugal. Quais os avanços mais recentes em biotecnologia que incorporaram para garantir que o vosso serviço é o mais seguro e inovador possível?

A Crioestaminal começa por disponibilizar o serviço de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical em 2003, tendo rapidamente iniciado parcerias com instituições nacionais e internacionais com vista ao desenvolvimento de projetos de investigação para maximizar a aplicabilidade das células estaminais criopreservadas. Na sequência deste investimento em investigação na área das células estaminais, a Crioestaminal tem vindo a desenvolver e a potenciar os métodos de criopreservação das células do sangue e do tecido do cordão umbilical, dispondo atualmente de uma nova unidade laboratorial, licenciada para a produção de medicamentos para terapias experimentais. Neste laboratório, a Crioestaminal tem desenvolvido e implementado metodologias de produção de produtos terapêuticos avançados com base em células estaminais, quer em larga escala, para o tratamento de vários doentes, quer para tratamentos individualizados. Neste âmbito insere-se, por exemplo, a preparação das células do tecido do cordão umbilical criopreservado para aplicação clínica, através de procedimentos de expansão e de diferenciação celular e com recurso aos mais avançados controlos de qualidade medicamentos experimentais produzidos.

Se pudesse destacar um momento que marcou a trajetória da marca, qual seria?

Os momentos em que disponibilizamos células estaminais criopreservadas no nosso laboratório para um tratamento que pode mudar a vida de uma família, são sempre momentos marcantes para a Crioestaminal e para a sua equipa. Enquanto marca líder no setor da criopreservação em Portugal, posso dizer que o momento em que obtivemos a primeira autorização pelo Infarmed para a preparação e disponibilização de um medicamento para terapia experimental, produzido no nosso laboratório a partir de células estaminais do tecido do cordão umbilical, foi um momento que marcou o início de uma nova trajetória. Estamos hoje em condições de contribuir ativamente e em parceria com as unidades hospitalares, para que mais tratamentos inovadores possam acontecer e possam beneficiar cada vez mais pessoas.

A criopreservação é uma escolha para o futuro. Como acham que o vosso serviço pode revolucionar o campo da medicina regenerativa em Portugal nas próximas décadas?

O serviço de criopreservação, aliado ao investimento em inovação, que temos vindo a fazer, e que nos possibilita avançar na cadeia de valor do produto que criopreservamos, traz consigo a possibilidade de os nossos hospitais, os nossos profissionais de saúde, disporem cada vez mais dos recursos locais necessários para dar resposta aos seus casos clínicos, aos seus doentes que necessitam de um tratamento individualizado e adequado ao seu caso particular. A área da medicina regenerativa é uma área onde têm sido desenvolvidos vários ensaios clínicos para avaliar o potencial terapêutico das células estaminais em diversas doenças, como por exemplo Doença de Alzheimer, Parkinson, AVC, paralisia cerebral, diabetes tipo 1, entre outras. Acreditamos que, com a existência de bancos de criopreservação de células estaminais, como a Crioestaminal, com capacidade para desenvolver produtos terapêuticos avançados a partir das células criopreservadas, aliado à vasta competência que temos em Portugal na área da ciência e da medicina, temos condições para que Portugal venha a ser cada vez mais uma referência na área da medicina regenerativa e dos tratamentos celulares em particular.

Mónica Brito,

CEO – Crioestaminal

Crioestaminal foi eleita Escolha do Consumidor 2024. Sabe mais aqui

Conhece aqui a ConsumerChoice