O Imovirtual foi novamente eleito Escolha do Consumidor este ano. O que representa esta distinção para a marca?
Para nós, além do mais óbvio e gratificante que é o reconhecimento que vem de quem mais importa que são os clientes diretos, mostra-nos que somos consistentes. Já somos vencedores do prémio Escolha do Consumidor há 11 anos e numa categoria muito competitiva. Somos incansáveis em tentar melhorar ano após ano e mesmo frente às adversidades, não desistimos.
Nos últimos anos, a forma como as pessoas procuram casa mudou drasticamente. Que papel o Imovirtual desempenha nesta transformação e como tem ajudado a simplificar decisões tão importantes na vida dos consumidores?
Não só mudou a procura que hoje é muito forte no digital como também tem sido um dos setores mais desafiadores uma vez que o contexto macroeconômico impacta diretamente no poder de compra (ou arrendamento). O Imovirtual tem focado em inovação sem abrir mão da humanização. Lançámos este ano o novo Imovirtual com várias novas funcionalidades como procura interativa pelo mapa, alertas de imóveis em tempo real e nova app. Acreditamos que as pessoas e o mercado imobiliário precisam de um portal como o Imovirtual, que está há 13 anos no mercado e que não pára de inovar e continua a oferecer um dos maiores inventários de casas. Num mercado dinâmico como o nosso, não perder oportunidades quando se está à procura de casa é fundamental.
Imaginar uma plataforma imobiliária há 10 anos era bem diferente de hoje. Que inovações tecnológicas ou melhorias estratégicas podemos esperar do Imovirtual para se manter na vanguarda do setor?
São muitas mas diria que oferecer uma variedade de imóveis pois atendemos um público muito amplo e com diferentes expectativas e realidades. Não queremos trabalhar em um único segmento, somos um portal que tem casas de todos os tipos. Além disso, apostamos na qualidade dos anúncios que é o trabalho que fazemos constantemente com os anunciantes como fornecer descrições completas, boas fotografias, partilha de localização , etc. Também é fundamental o trabalho de moderação para que os utilizadores sintam-se num ambiente seguro e com anúncios reais de casas.
O mercado imobiliário é um reflexo direto da economia e do estilo de vida das pessoas. O que têm aprendido sobre os portugueses e as suas preferências ao analisar as tendências do vosso marketplace?
Diria que a localização do imóvel continua a ser o ponto mais valorizado por quem está à procura de casa, tanto para arrendamento quanto para compra. Além dos portugueses também vemos uma tendência de procura de casas por estrangeiros, o que é expectável tendo em conta o contexto económico e por Portugal ser um país muito atrativo devido a diferentes aspectos. Outra tendência é dos clientes finais estarem cada vez mais exigentes pois já trazem muita informação. Vejo isso de forma muito positiva pois ajuda a desenvolver todo o setor imobiliário. O papel do portal vai além de ser um mero marketplace e sim passamos a fazer uma real conexão entre compradores e vendedores por toda sua jornada. Afinal, comprar/arrendar/vender uma casa é uma das maiores decisões que fazemos ao longo da nossa vida.
Sylvia Bozzo,
Marketing Manager Imovirtual & OLX Imóveis