O que significa para a Endesa ser reconhecida pelos consumidores como a marca No1 em Energias e Serviços para Uso Doméstico?

É com muito orgulho e satisfação que recebemos este reconhecimento. É uma recompensa por todo o nosso esforço, dedicação e trabalho contínuo realizado nos últimos anos na Endesa, para satisfação dos nossos clientes e constante adaptação à evolução do mercado.

Lideramos a liberalização do mercado, consolidando a nossa posição como 2o operador no mercado livre. Isto só é possível por estarmos ao lado dos nossos clientes, ouvindo- os e adaptando-nos às necessidades reais dos mesmos. Somos o operador com o portfolio de produtos mais diversificado do mercado, com soluções adaptadas para todo o tipo de cliente. Outro ponto fundamental, é oferecer um atendimento personalizado e de qualidade. Estamos focados em melhorá-lo em todos os canais, assim como investir em soluções digitais que facilitem o seu dia a dia. Isto é-nos reconhecido pelos nossos clientes que nos atribuem um grau de satisfação global de mais de 7,5/10.

Atualmente, continuamos a apostar na proximidade com os nossos clientes e, por isso, estamos a abrir mais lojas em todo o país. Até ao final de 2025 contamos ter uma loja por distrito para reforçar a acessibilidade e a personalização no atendimento.

Mais que tudo, esta distinção dá-nos a segurança e a certeza de que estamos no caminho certo, bem como a coragem e impulso necessário para continuarmos a melhorar diariamente em novas soluções para o mercado e famílias.

Agradecemos a todos os clientes que confiam em nós e que nos acompanham ao longo de todos estes anos.

Qual foi a inovação ou funcionalidade lançada recentemente que mais surpreendeu os vossos clientes e que marca a vossa liderança?

Procuramos constantemente inovar e desenvolver novas soluções que acompanham as tendências do mercado de energia e que cumprem com as exigências de um mundo cada vez mais digital e sustentável. Através da tecnologia e inovação, a Endesa proporciona uma gestão de consumo mais eficiente, ajudando os clientes a otimizar os custos e a contribuir para a sustentabilidade energética.

Uma dessas evoluções do mercado que soubemos aproveitar foi o desenvolvimento do Smartmeter. Um contador inteligente cuja principal função é registar as leituras reais do consumo de eletricidade, de forma automática e remota. O cliente consegue ter um maior controlo dos seus gastos energéticos, reduzindo a margem de erro de medição, tornando-se desnecessário enviar as suas leituras.

Na sequência desse desenvolvimento, fomos inovadores no mercado oferecendo uma solução onde o produto se adapta às necessidades reais de cada cliente, dando-lhes a oportunidade de decidir como e quando economizar. Desta forma, a Tarifa Happy, oferece ao cliente a possibilidade de escolher os dias em que o seu consumo será gratuito, ao poder escolher 1 dia de luz totalmente grátis ou 2 dias com 50% de desconto, por semana.

Que soluções estão a ser desenvolvidas para facilitar a gestão da energia em casa e a sua eficiência energética?

Atualmente, apresentamos diversas dicas e formas de poupança e eficiência energética aos nossos clientes, nas suas casas. A nossa App MyEndesa ajuda a fazer essa gestão pois permite consultar os contratos, controlar faturas e comunicar as leituras de uma forma simples e eficaz.

Para além disso, contamos com um serviço de assessoria para os nossos clientes, único no mercado, e totalmente gratuito: infoEnergia. Um serviço que oferece informações detalhadas e personalizadas sobre o consumo de energia. Através deste serviço, os clientes recebem conselhos práticos e ajustados aos seus hábitos reais de consumo, permitindo que tomem decisões informadas para otimizar a eficiência energética e reduzir os custos.

Quais as estratégias ou medidas que a Endesa tem em consideração para um futuro mais sustentável?

A Endesa está comprometida com um futuro mais sustentável, e para isso desenvolvemos várias soluções que colocam a sustentabilidade no centro da nossa oferta. Entre os nossos produtos mais destacados estão a Tarifa-e e a Tarifa Happy, ambas baseadas em energia 100% verde. Estas tarifas não apenas permitem que os nossos clientes tenham acesso a energia proveniente de fontes renováveis, mas também promovem a eficiência energética e a redução do impacto ambiental.

Para além disso, uma das iniciativas relevantes no que se refere ao desenvolvimento tecnológico e ambiental, é o facto de termos ganho recentemente o concurso de transição justa do Pego. É um projeto que combina fontes renováveis (solar e eólica) e o seu armazenamento naquela que será a maior bateria da Europa, e que conta também com várias iniciativas de desenvolvimento social e económico. Para além do projeto em si, a Endesa apresentou um plano no qual envolveu todos os agentes locais: partindo do estudo e da análise das suas necessidades elaborou um plano específico para o crescimento económico e social da região que inclui a criação de 75 postos de trabalho, 12.000 horas de formação e o apoio às PME para que integrem os seus projetos na região, criando oportunidades de crescimento e riqueza para a Região de Abrantes. Também inserido neste Projeto, nasce a iniciativa “Apadrinha uma Oliveira”, entre a Endesa e a ONG Apadrinha Uma Oliveira, que visa recuperar oliveiras abandonadas, promovendo a produção de azeite de forma tradicional e a produção de conservas a partir de produtos locais. Com esta iniciativa, já foram criados 6 postos de trabalhos.

Também no âmbito da responsabilidade social corporativa, a Endesa possui diversas iniciativas promovidas pela Fundación Endesa, que visam apoiar comunidades locais e promover a inclusão social. Um desses projetos é o “ODS à Escola”, que visa integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ambiente escolar, incentivando a educação e a sensibilização dos alunos sobre questões relacionadas com a sustentabilidade, seja através de atividades interativas como projetos de investigação, trabalhos em grupo e iniciativas comunitárias, bem como no investimento na formação de educadores capacitando-os a ensinar sobre os ODS e a implementar práticas sustentáveis nas suas escolas.

Estes são apenas alguns exemplos que demonstram bem o nosso compromisso com um desenvolvimento sustentável não só a nível energético e na forma como os hábitos de consumo dos clientes vão evoluindo, mas também na própria criação de energia, apostando cada vez mais em fontes renováveis e, por último, a nível social educando e alertando para uma maior consciencialização na promoção de um futuro sustentável.

Inés Roque de Mateo,

Head of B2C da Endesa

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