47% dos consumidores afirma que o seu poder de compra nos últimos meses permaneceu estável. Já 12% declara que a sua capacidade financeira diminuiu significativamente 

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se comemora a 15 de março, a Escolha do Consumidor divulga um estudo sobre as tendências de consumo dos portugueses que explora temáticas como a comparação de preços, quais os produtos ou serviços mais consumidos neste momento e a evolução do poder de compra ao longo dos últimos meses, entre outros temas.

Grande parte dos consumidores compara os preços na maioria das vezes antes de realizar uma compra (48%), analisando assim as diferentes opções para garantir a melhor escolha possível. Por outro lado, 5% dos entrevistados faz essa comparação apenas em compras de valores mais elevados, considerando esse fator mais importante em decisões financeiras significativas. 2% revela ainda que raramente compara os preços, enquanto 1% nunca realiza essa comparação, optando por outros critérios na sua decisão de compra.

Quanto ao tempo despendido na comparação de preços dos diferentes produtos ou serviços disponíveis no mercado, a maioria dos consumidores dedica entre 5 e 15 minutos a esta ação antes de realizar uma compra (42%), garantindo um equilíbrio entre análise e rapidez na decisão. Já 30% dos participantes investe um pouco mais de tempo para avaliar as diversas opções e encontrar a melhor oferta no mercado, ou seja, entre 15 e 30 minutos. Apenas 13% dedica mais de 30 minutos ao processo, demonstrando um perfil mais detalhista e criterioso.

Em contrapartida, 14% dos inquiridos realiza essa comparação de forma mais rápida, levando menos de 5 minutos para decidir o que vai adquirir. Uma pequena percentagem afirma também não ter o hábito de comparar os preços antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço no seu dia-a-dia (1%).

Quando questionados sobre as ferramentas utilizadas para fazer a comparação de preços, 33% recorre a websites comparadores de preços para assegurar a melhor escolha antes de comprar. 23% visita lojas físicas para comparar os preços presencialmente e 21% aproveita os folhetos promocionais para identificar ofertas e descontos. De realçar, que 48% dos participantes recorre a estas promoções frequentemente, mas apenas quando realmente precisa de um determinado produto ou serviço e 33% tenta aproveitar todos os descontos disponíveis sempre que possível.

Aplicações especializadas em comparação de preços e a análise entre diferentes marketplaces também são mencionadas por alguns dos consumidores (8% e 7%, respetivamente). Além disso, 4% baseia-se em redes sociais, como grupos online e recomendações de influenciadores. Os restantes inquiridos preferem outros métodos para comparar os preços antes de fazerem uma compra (4%).

O TOP 3 dos produtos ou serviços mais consumidos reúne o setor da alimentação no primeiro lugar (31%), seguindo-se roupas e calçados e saúde e bem-estar (20% em ambos), o que reflete a importância destas três áreas no orçamento pessoal e consumo diário. Em oposição, os artigos eletrónicos e de tecnologia são os menos priorizados pelos entrevistados (22%), logo depois as viagens e turismo (21%) e a educação e formação (16%). 

No que diz respeito ao poder de compra no decorrer dos últimos meses, 47% dos portugueses declara que este permaneceu estável e sem grandes variações no seu orçamento. Contudo, 26% verificou uma ligeira redução, sentindo até algum impacto nas suas despesas. Por outro lado, 15% relata um aumento no seu poder de compra, mantendo ou inclusive melhorando o padrão de consumo. Para 12% a capacidade financeira diminuiu consideravelmente, levando alguns dos participantes a enfrentar maiores dificuldades para manter os mesmos hábitos de consumo.

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado já no próximo sábado, a Escolha do Consumidor vai implementar algumas ações, nomeadamente a criação de um espaço interativo onde os consumidores poderão experimentar, de forma prática, produtos e serviços das marcas eleitas Escolha do Consumidor em 2025. O evento terá lugar no UBBO Shopping Resort, em Lisboa, de 14 a 16 de março

Para além desta iniciativa, vão estar disponíveis ainda vários cupões de desconto exclusivos em diversas lojas online, como Odisseias, Norauto, Flama e Loja do Shampoo, entre outras marcas. 

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