A distinção da Escolha Sustentável posiciona-vos como uma referência no setor. Na vossa perspetiva, que valor acrescentado traz este reconhecimento, não só para a reputação do Banco CTT, mas também para a relação que constroem com os vossos clientes?

Esta distinção de Escolha Sustentável no Crédito Habitação reforça o posicionamento da nossa marca, enquanto instituição financeira comprometida com a sustentabilidade. Mais do que um prémio, é um sinal de confiança e de validação de um caminho que temos vindo a seguir para tornar os nossos produtos mais responsáveis e alinhados com as preocupações ambientais e sociais.

Para os nossos clientes, este prémio vem reconhecer uma oferta de crédito habitação que alia condições competitivas a uma preocupação real com a sustentabilidade, reforçando a relação de proximidade e de confiança junto dos nossos clientes, mostrando que partilhamos os mesmos valores e que estamos ao lado das famílias portuguesas com uma oferta cada vez mais consciente e sustentável.

O vosso Crédito Habitação Sustentável reflete uma nova forma de olhar para o futuro. Quais os critérios e compromissos sustentáveis que estão por trás deste produto e como têm sido recebidos pelos portugueses?

Trata-se de valorizar a escolha dos clientes pela sustentabilidade. Quando a construção for efetuada com materiais sustentáveis e/ou com certificação energética A ou B, o Banco CTT atribui um desconto no spread vitalício do contrato. Recentemente foi também implementada a assinatura digital tanto da proposta como da FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), que permite a desmaterialização do crédito habitação, tornando o processo mais ágil e cómodo, sem necessidade de deslocação a uma loja e, também mais sustentável, através da compensação carbónica e da poupança anual de 40 mil folhas. Com esta solução, beneficia o consumidor, mas também o ambiente.

A sustentabilidade começa, muitas vezes, dentro de casa. De que forma está a ser vivida internamente no Banco CTT? Existem mudanças culturais, operacionais ou de produto que estejam a ser implementadas?

No Banco CTT, a sustentabilidade é uma prioridade, visível em várias mudanças culturais, operacionais e de produto. Internamente, estamos a implementar diversas iniciativas que promovem a sustentabilidade e o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes. Estamos a reduzir significativamente o uso de papel ao digitalizar processos e documentos. Esta medida não só diminui o desperdício de papel, mas também torna os processos mais eficientes e acessíveis. A adoção do regime de trabalho híbrido mantém-se. Esta prática não só reduz a necessidade de deslocações diárias, diminuindo a pegada de carbono, mas também oferece aos colaboradores maior flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. No Grupo Banco CTT, valorizamos o equilíbrio entre a vida familiar, pessoal e profissional. Obtivemos a certificação de Empresa Familiarmente Responsável, que reconhece as nossas políticas de conciliação e flexibilidade. Além disso, reforçámos o nosso programa de voluntariado, incentivando os colaboradores a participar em iniciativas que beneficiam a comunidade.

Num panorama financeiro em constante transformação, que inovação recente no crédito habitação do Banco CTT consideram que melhor representa a vossa visão para o futuro?

O Crédito Habitação Sustentável do Banco CTT reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Ao incentivar a compra de imóveis energeticamente eficientes e construídos com materiais eco-friendly, estamos a contribuir para a redução da pegada ecológica e a promover práticas de construção sustentáveis. Esta abordagem não só beneficia o meio ambiente, mas também proporciona vantagens económicas aos nossos clientes, como o desconto no spread vitalício bem como a redução dos custos energéticos e a valorização dos imóveis no mercado.

Outra inovação significativa é a digitalização do processo de crédito habitação. Recentemente, o Banco CTT conseguiu digitalizar todo o processo até à escritura. Esta mudança não só facilita o processo para os clientes, reduzindo a necessidade de deslocações às nossas lojas, mas também contribui para a sustentabilidade ao poupar papel e reduzir a pegada de carbono.

Mais recentemente, e a pensar já no futuro próximo, estamos a trabalhar na introdução de inteligência artificial no crédito habitação. Este projeto visa simplificar várias etapas do processo de crédito e apoiar as equipas comerciais na gestão do dia a dia dos seus processos, possibilitando uma interação mais ágil e assertiva com os nossos clientes.

Luís Brites Santos,
Diretor de Negócio Crédito à Habitação – Banco CTT

Banco CTT foi eleito Escolha Sustentável 2025. Sabe mais aqui

Conhece aqui a ConsumerChoice