- Qualidade e durabilidade e o preço são os fatores que mais influenciam as compras do material escolar (ambos 37%). Já 93% dos entrevistados vai reutilizar materiais.
- 52% dos consumidores planeia inscrever os filhos numa atividade extracurricular. O desporto destaca-se como a atividade preferida (44%).
- Para 26% dos inquiridos, o orçamento para explicações ou atividades extracurriculares vai de 51€ a 100€ por mês. Contudo, 9% acredita que vai gastar mais de 200€.
Com o início de mais um ano letivo à porta, a Escolha do Consumidor realizou um estudo que analisa as tendências de consumo, prioridades de compra e expectativas de gastos das famílias portuguesas no regresso às aulas. Apesar da forte aposta na reutilização de materiais, cadernos, estojos e mochilas continuam no topo das listas de compras, com a qualidade e o preço como principais critérios de escolha.
A maioria dos consumidores espera gastar, este ano letivo, entre 50€ a 150€ com o material escolar por criança (34%). 25% dos entrevistados prevê despesas entre 101€ a 150€, 24% aponta para mais de 150€ e 17% estima gastar menos de 50€. Para poupar, 30% dos inquiridos pretende reutilizar grande parte dos materiais do ano passado e 63% revela que irá reaproveitar alguns dos artigos. Apenas 7% não vai reutilizar qualquer tipo de material. Quase a totalidade (83%) prefere pagar as compras com cartão de débito/crédito e em dinheiro. MB Way ou plataformas semelhantes são ainda referidas como um dos métodos de pagamento utilizados (17%).
A qualidade e durabilidade e o preço (ambos 37%) são os principais fatores que influenciam a decisão de qual o material escolar a comprar. Por outro lado, a recomendação dos professores ou da escola é um critério determinante para 19% dos participantes. A marca e sustentabilidade dos artigos (3% cada) e o design ou estética (1%) são também citados como importantes para alguns dos consumidores. Já no que diz respeito aos locais escolhidos para comprar produtos, 67% recorre a lojas físicas, 6% opta exclusivamente pelo comércio online e 27% vai combinar os dois canais.
Em relação aos produtos mais procurados para o Regresso às Aulas, estes estão relacionados com o material escolar, ou seja, cadernos e blocos (23%), estojos e canetas/lápis (20%), mochilas (18%) e manuais escolares (17%). O material de artes representa 13% das intenções de compra, enquanto o equipamento eletrónico, como tablets e computadores, corresponde a 8%. Outros produtos, como capas ou separadores, registam 1%.
Quanto ao orçamento familiar utilizado para explicações ou atividades extracurriculares, 27% dos participantes não têm qualquer tipo de despesa. Entre os que investem, 26% planeia gastar entre 51€ a 100€ por mês, 23% entre 101€ a 200€ e 15% pretende manter os custos até 50€ mensais. Por fim, 9% dos entrevistados acredita que vai gastar mais de 200€ em explicações ou atividades extracurriculares.
Metade dos inquiridos (52%) planeia inscrever os filhos numa atividade extracurricular, 25% em duas ou três atividades e 4% em mais de três. No entanto, 19% não tem intenção de inscrever os filhos em qualquer atividade extracurricular. Das atividades mais mencionadas destacam-se o desporto (44%), seguido de música ou dança (21%), línguas (18%), ciências e tecnologia (8%) e artes plásticas ou teatro (6%). Outras respostas (3%) incluem futebol, explicações, gosto pessoal, bem como a indicação de não participar em nenhuma atividade.