Odisseias, líder nacional em experiências, celebra 20 anos de atividade com resultados que marcam a economia e a vida de milhões de portugueses. Ao longo de duas décadas, a marca já vendeu mais de 6 milhões de vouchers, conta com 5.000 experiências ativas em catálogo e uma rede de 12.000 parceiros em todo o país. Todos os dias, mais de 1.200 pessoas vivem experiências Odisseias.

20 Anos em Números

  • Mais de 6 milhões de vouchers vendidos em canais online e offline

  • Mais de 5.000 experiências ativas em catálogo

  • Mais de 200 packs Odisseias disponíveis

  • Rede de 12.000 parceiros em todo o país

  • Mais de 1.200 pessoas a realizar experiências por dia

Principais Marcos

Desde a primeira experiência vendida, um voo de balão em 2005, até às atuais parcerias com mais de 700 agências de viagens, a Odisseias cresceu lado a lado com os portugueses:

2007: lançamento do site oficial e primeiras vendas em retalho com a Viagens Abreu
2012: entrada em grandes superfícies como Fnac, Worten e Continente
2014: aposta no canal empresarial com soluções de incentivos e fidelização para empresas
2017: integração no grupo internacional Smartbox
2020: expansão para novas áreas como bilhética e gama de casamentos, com forte aposta no desenvolvimento da reserva online em hotéis
2025: de norte a sul, do litoral ao interior, em cada canto de Portugal há sempre uma experiência Odisseias à espera de ser vivida. A marca está presente em aventuras, jantares especiais, escapadinhas românticas e momentos que transformam dias comuns em memórias inesquecíveis. Reconhecida também pela sua vertente de partilha, a Odisseias afirma-se como a escolha ideal para surpreender com o presente perfeito: experiências que ficam para sempre.

Impacto no Negócio

Enquanto marca líder no setor das experiências, a Odisseias tem um papel central no ecossistema do retalho e do turismo em Portugal. A sua presença consolidada em grandes superfícies como Fnac, Worten, Continente e Auchan garante visibilidade junto de milhões de consumidores e reforça o peso da marca no ponto de venda. A forte aposta na distribuição offline traduziu-se em mais de 2,5 milhões de vouchers vendidos por esta via, nos últimos 10 anos, evidenciando a relevância do canal físico e a sua capacidade de gerar volume e notoriedade.

Este crescimento é igualmente visível no alargamento da rede de agências de viagens parceiras, que hoje representam um dos vetores estratégicos de expansão. Com uma equipa que já ultrapassa os 80 colaboradores, a Odisseias posiciona-se como uma das principais empresas nacionais no setor do lazer, não só pela escala das operações mas também pelo impacto que gera na dinamização da economia local. Ao criar uma ponte direta entre consumidores e milhares de parceiros, a marca consolida-se como referência de mercado e parceiro de confiança para o retalho, turismo e restauração.

“Com uma média de 1.200 pessoas a realizar experiências por dia, reforçamos diariamente o compromisso de transformar experiências em memórias inesquecíveis. Estes resultados demonstram a confiança que os portugueses depositam na Odisseias e validam a nossa missão de criar valor para clientes, parceiros e para a economia nacional”, afirma Francisco Costa, CEO da Odisseias.

Ao longo destes 20 anos, a Odisseias orgulha-se de ter contribuído para o dinamismo do tecido empresarial nacional, promovendo experiências únicas, apoiando empreendedores e fortalecendo a ligação entre marcas e consumidores.


Marca, Inovação e Rebranding

No canal digital, no que diz respeito ao último ano, destacam-se os mais de 20.000 vouchers vendidos para parques icónicos como o Zoomarine, o Jardim Zoológico de Lisboa ou o Aquashow Park. Na categoria de estadias, mais de 15.000 pessoas reservaram o Alambique Hotel Resort, no Fundão, através da Odisseias. Mais de 90% desses clientes utilizaram vouchers Odisseias e tiveram a oportunidade de conhecer o recém-inaugurado Golden Rock Spa – o maior spa de Portugal.

No universo de spa e beleza, um dos vetores de negócio mais importantes, o investimento na angariação de parcerias com spas de hotéis por todo o país tem-se revelado um grande sucesso. Em 2024, a faturação ascendeu a 1,5 milhões de euros, comprovando que uma boa experiência de relaxamento consegue proporcionar um momento de bem-estar muito apreciado pelos portugueses.

“Estes resultados são o reflexo de duas décadas de aposta em inovação digital e na criação de ligações emocionais com os nossos clientes. O caminho que trilhamos resulta da capacidade de superar os desafios da transformação digital e de marcar presença em todos os canais de comunicação onde os clientes estão. A Odisseias é já parte das memórias e histórias dos portugueses”, afirma Tiago Almeida, Digital Director da Odisseias.

A aposta no digital tem sido um pilar fundamental da evolução da Odisseias. Todos os dias, milhares de clientes visitam o site para procurar, escolher e reservar experiências. Este crescimento é também visível nas redes sociais, com a marca a apostar em conteúdos orgânicos e a mostrar cada vez mais o POV (point of view, ou seja, a perspetiva de quem vive a experiência), transmitindo a verdadeira sensação de imersão em cada momento.

Em 2025, a marca prepara um rebranding completo, com novo logótipo, novo site e uma comunicação mais moderna e omnicanal. “Estamos a redefinir a forma como nos apresentamos, com foco total na inovação e proximidade ao cliente. O rebranding é o símbolo da nossa aposta no futuro”, explica Filipa Filipe, diretora de marketing.

Durante muitos anos, a marcação de experiências podia ser um desafio, com contactos demorados e dificuldades na disponibilidade de datas. Hoje, fruto da digitalização e da aposta contínua na inovação, esse cenário mudou por completo: já é possível reservar online, de forma direta e imediata, em cada vez mais experiências e estadias, garantindo maior conveniência e rapidez para todos os clientes.

Para ajudar e demonstrar a simplicidade das funcionalidades, a Odisseias lançará também vídeos tutoriais no YouTube, com o objetivo de tornar o processo de marcação ainda mais transparente e acessível.

Desta forma, a marca reforça o compromisso em proporcionar experiências memoráveis desde o primeiro contacto, garantindo não só momentos únicos, mas também uma experiência digital simples, ágil e conveniente. Essa aposta tem-se refletido diretamente na perceção dos clientes, com um índice de satisfação média de 9,4 em 10 no último ano, evidenciando a confiança e a preferência de quem escolhe a Odisseias.

Impacto Social e Comunitário

A responsabilidade social tem sido parte integrante da missão da Odisseias. Nos últimos anos, a marca apoiou instituições como Cruz Vermelha, Banco Alimentar, Operação Nariz Vermelho, Make a Wish e Fundação do Gil e, além de iniciativas de voluntariado, a marca conta ainda com projetos próprios como a Loja Solidária – Presentes para Ajudar – projeto que surgiu durante a pandemia covid-19 e se tem mantido com o objetivo de continuar a ajudar quem mais precisa.

O Futuro da Odisseias

“Estes 20 anos representam um marco, mas também um ponto de partida para continuarmos a surpreender e a inspirar, sempre através de experiências únicas.”, conclui Rui Piçarra, co-fundador da Odisseias.

O futuro da Odisseias passa por reforçar a aposta na digitalização, na personalização da experiência e no alargamento do catálogo a novas categorias. Com a visão de democratizar ainda mais o acesso a experiências memoráveis e impactar positivamente a economia local, a marca quer continuar a liderar o setor das experiências e a marcar a vida de milhões de portugueses.

Odisseias foi eleita Escolha do Consumidor 2025 na caterogia “Portais de Ofertas
e Experiências”. Sabe mais aqui

Conhece aqui a ConsumerChoice