A Escolha do Consumidor e a Escolha Sustentável são distinções que vêm diretamente da voz dos portugueses. Qual é o impacto destes prémios na forma como a Decathlon olha para os seus clientes e para o futuro da marca?
Renovar distinções como a “Escolha do Consumidor” e a “Escolha Sustentável” tem um impacto muito especial para a Decathlon, porque representam diretamente a voz e a confiança que os consumidores depositam na marca. Estes prémios são, acima de tudo, um reflexo da relação que construímos diariamente com os nossos clientes e da forma como respondemos às suas necessidades e expectativas. Mas, representam também um compromisso: continuar a oferecer uma experiência única, tanto online como nas lojas físicas.
No caso da “Escolha Sustentável” sentimos uma responsabilidade acrescida em continuar o caminho, seja através do desenvolvimento de produtos ecoconcebidos, em ter cada vez mais a circularidade presente na nossa estratégia integrada e que orienta as decisões desde a conceção até à venda dos produtos, ou através da aposta nas energias renováveis
No fundo, estes prémios são uma motivação para continuar a crescer lado a lado com quem mais importa: os nossos clientes, que são a razão de existir da Decathlon e a inspiração para o futuro da marca.
A Decathlon foi eleita pelos consumidores tanto nas lojas físicas como online. O que acreditam que faz com que a experiência seja consistente e reconhecida em ambos os canais?
Voltar a conquistar a confiança dos consumidores portugueses, nos prémios “Escolha do Consumidor” e pelo 5.º ano consecutivo ser reconhecida como a Marca n.º 1 na categoria de Lojas de Desporto Online, mostra que conseguimos garantir uma experiência consistente e de qualidade em todos os pontos de contacto com o cliente.
O que faz com que a experiência seja consistente e reconhecida? Diria que são três fatores: a proximidade e a paixão das nossas equipas em loja, que vivem o desporto e estão sempre disponíveis para ajudar/aconselhar o cliente; a aposta contínua na inovação digital para que a experiência online seja simples, intuitiva e confiável, tal como se se tratasse de experiência em loja; a integração entre canais, por exemplo através do “Levantar em Loja” / “Click e Recolha”.
Hoje, mais do que comprar, as pessoas querem viver experiências. De que forma a Decathlon se posiciona como parceira de quem procura praticar desporto no dia a dia?
A Decathlon e as suas equipas trabalham diariamente para cumprir uma ambição permanente: “Move People Through the wonders of sport”, para ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e felizes num futuro sustentável. Nesse sentido, garante preços justos e produtos de qualidade para que todos possam experimentar e praticar uma atividade física; desenvolve e concebe produtos pensados para facilitar a prática desportiva, sem abrir mão do conforto e durabilidade. Paralelamente, através de eventos como o VITALSPORT, permite que miúdos e graúdos possam experimentar gratuitamente dezenas de modalidades e atividades, num fim de semana inteiramente dedicado ao desporto.
Ou seja, a nossa missão não é apenas vender; queremos ser parceiros no dia a dia de quem pratica desporto, inspirar e tornar a atividade física acessível a todos.
A marca foi também distinguida pela oferta de serviços circulares (retoma, aluguer e subscrição). Como é que estas soluções estão a transformar a forma como os portugueses consomem desporto?
Ser distinguida pela oferta de serviços circulares é um reconhecimento que nos enche de orgulho, porque mostra que os portugueses valorizam novas formas de consumir desporto. Por exemplo, através da retoma assistimos ao prolongar do ciclo de vida dos produtos, ao permitir que os produtos sejam colocados à venda com preços acessíveis a quem pretenda adquirir equipamento ou material desportivo em segunda mão. Todos os produtos são testados e oferecem a mesma garantia que um produto novo, três anos.
Através do aluguer é dada a possibilidade de experimentar uma modalidade, de testar os seus limites e explorar atividades desportivas sem ter de se comprometer com a compra de material novo. Por seu lado, a subscrição dá a liberdade de ter de forma prática e económica o material certo e que acompanha a evolução da prática desportiva.
São três soluções que estão a mudar os hábitos de consumo, que promovem escolhas mais conscientes e responsáveis, sem abdicar da qualidade e paixão pelo desporto. Fatores que para a Decathlon são essenciais no compromisso de tornar o desporto mais acessível a todos, mais sustentável para o futuro.
A inovação é uma assinatura forte da Decathlon. Quais as novidades ou tendências que podemos esperar em breve, seja em produtos, serviços ou experiências para os clientes?
Estamos a evoluir de um modelo de negócio linear (produzir-vender-descartar) para um ecossistema circular, onde a inovação serve o propósito da sustentabilidade. Para os clientes, isto traduzir-se-á numa maior flexibilidade, em mais opções de consumo consciente e na confiança de que estão a lidar com uma marca que se preocupa com o futuro do planeta e do desporto. A assinatura da inovação na Decathlon do futuro será, sem dúvida, a circularidade.
A inovação faz parte do ADN da Decathlon e, neste momento, estamos a dar um passo decisivo na forma como a aplicamos. Estamos a evoluir de um modelo de negócio linear (produzir-vender-descartar) para um verdadeiro ecossistema circular. Na prática, significa que a inovação deixa de estar apenas focada no produto em si e passa a estar ao serviço de um propósito maior: a sustentabilidade.
Para os nossos clientes, esta mudança traduzir-se-á em maior flexibilidade, mais opções de consumo consciente e na confiança de que estão a lidar com uma marca que se preocupa com o futuro do planeta e do desporto. Por outras palavras, podemos afirmar que a assinatura da inovação na Decathlon do futuro será, sem dúvida, a circularidade, uma abordagem que garante impacto positivo, tanto para a comunidade como para o ambiente.
Se tivessem de descrever a relação da Decathlon com os consumidores portugueses numa palavra ou numa frase curta, qual seria?
Confiança.
Rebeca Santos,
Líder de Economia Circular e Sustentabilidade – Decathlon Portugal