AZO Arquitectos premiado com projeto que funde a arquitetura com a sustentabilidade
A Margres anunciou o North Gorge – Eco Residential Development, do gabinete AZO Arquitectos, em parceria com ARC Design, como o grande vencedor do Margres Architecture Award 2025. Este prémio, que celebra a excelência na arquitetura e o uso inovador da cerâmica, reconhece um projeto que se destaca pelo seu profundo respeito e integração com o ecossistema único de Gibraltar.
O empreendimento residencial, composto por 45 townhouses e villas, foi desenhado com um compromisso ambiental inegável. A sua conceção, a seleção de materiais e o desempenho energético das habitações fizeram com que este projeto já tivesse sido reconhecido em 2020 com o Gibraltar Sustainability Award.
A cerâmica teve um papel determinante na decisão do júri do Margres Architecture Award: “Tendo a cerâmica Margres como protagonista, esta surge muito bem integrada no espaço envolvente, denotando todo um cuidado compositivo. Através da sua versatilidade, a mesma é utilizada como mais-valia para um compromisso ambiental”, destacou o júri.
A par do grande vencedor, o júri decidiu atribuir duas menções honrosas, reconhecendo a qualidade e o rigor de outros dois projetos de elevada qualidade. Villa Fortaleza, do arquiteto Vieira de Moura, destacou-se pela sua apresentação esclarecedora e criatividade na implementação da casa no terreno, recorrendo a várias gamas e cores de materiais Margres. A outra menção foi atribuída ao arquiteto Rui Dinis, do gabinete Spaceworkers, com o Museu de Vila do Bispo. Esta obra pública foi reconhecida como uma referência arquitetónica. A sua reabilitação, bem estruturada, tanto no abstrato como no concreto, utilizou a cerâmica Margres de grande formato com rigor e honra.
A Margres encerra assim a 7a edição do prémio, com o reconhecimento de mais projetos que demonstram excelência e inovação arquitetónica.