Muito se fala de tendências e de mudanças comportamentais.

Mas o que são afinal tendências comportamentais? São processos de mudança, que resultam da observação do comportamento dos consumidores e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias, seja de negócio, de produto ou serviço, de marca ou de uma ação qualquer relacionada com a economia ou mesmo desenvolvimento da sociedade.

A Geração Z (definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010) emerge numa sociedade já́ vincada pelo modelo supérfluo de consumo, colhendo assim os frutos através de uma crise ambiental generalizada. No entanto, mais atentos a esses fatores, tanto no âmbito de consumo quanto no de sustentabilidade ambiental, esta geração abraça novas formas de viver na sociedade.

E é nesse sentido que a geração Z deverá pensar em novos padrões económicos que determinam um desenvolvimento sustentável, como é o caso do movimento “Do It Yourself”, sendo aliado ao design sustentável, pode trazer mudanças significativas no meio ambiente, a começar no interior das próprias casas, que com a pandemia ganhou uma maior notoriedade entre os consumidores.

Foi na década de 1950 que o DIY surgiu, a sociedade passava por uma crise económica pós-guerra, sendo assim necessário aprender a fabricar os próprios produtos. Posteriormente, o DIY teve uma maior relevância entre as gerações seguintes, tornando-se uma maneira de protesto contra a cultura do consumismo. É agora possível observar essa atitude critica na geração Z, que adotou uma consciência social quanto à forma irresponsável de consumo.

Os negócios também têm as suas tendências: as tecnológicas (resultantes de uma crescente importância da tecnologia nos negócios); as de relação (focadas na presença do mercado e no relacionamento com clientes e parceiros); e os de humanização (centradas no colaborador e como desenvolve o trabalho). E é através destas tendências que conseguimos analisar como as empresas devem preparar-se para o futuro.

E as tendências comportamentais nos negócios?

  • O Empowerment: Transfere e dá poder aos consumidores permitindo que tomem as suas decisões em vários âmbitos: pessoal, profissional, político, entre outros. Este movimento inclui e considera o DIY como parte do comportamento que demonstra uma mudança no relacionamento com as marcas e empresas, onde quem decide o que compra, seleciona e recomenda é o consumidor.

 

  • O EcoSustainability (Ecosustentabilidade): EcoSustainability é a consciência de que ser “eco” não é suficiente para preservar o planeta e Sustentabilidade é mais do que conservar a natureza, preocupa-se especialmente com a humanidade e a sua relação com o meio-ambiente. É necessário que tudo o que produzimos seja sustentável, para uma vida mais equilibrada entre o que consumimos e o que a natureza nos fornece.

O futuro apresenta mudanças desafiadoras e disruptivas. As empresas que não estiverem assentes numa cultura de inovação e em permanente desenvolvimento, correrão o risco de ficarem obsoletas.

As relações de consumo deverão ser cada vez mais focadas no impacto que possuem no meio ambiente, pelo que será extremamente importante que todas as gerações procurem um futuro comum com um modelo de consumo mais justo, sustentável e saudável.


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