Anualmente, na ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – damos a conhecer as melhores marcas em Portugal. Esta seleção é realizada através de um painel de consumidores, que, durante o processo de avaliação, nos dá informações relativas aos aspetos que consideram mais importante quando escolhem um determinado produto ou serviço.

Uma das categorias avaliadas foi a categoria de alimentação animal, onde os consumidores nos indicaram que na sua seleção de produtos alimentares para os seus animais de companhia têm em conta o seguinte:

  1. Boa relação qualidade/preço

É preciso perceber quais os benefícios que o produto nos dá mediante o preço atribuído. Muitas vezes esta análise tem em consideração aspetos práticos, como por exemplo o preço/kg, mas, cada vez mais, engloba outros aspetos, menos óbvios e mensuráveis, que apresentamos em seguida.

  1. Aceitação do animal

É o segundo aspeto referido pelos nossos consumidores, mas poderia ser o primeiro. Por que, afinal, se os nossos animais de companhia não gostarem, ou não se derem bem com o produto não há mesmo volta a dar. É por isso muito importante a componente do sabor, na seleção deste tipo de produtos.

  1. Valor nutricional

A componente nutricional tem cada vez mais importância na decisão de escolha, uma vez que os donos querem oferecer aos seus animais de companhia benefícios significativos para a saúde que suportem o seu bem-estar a longo prazo.

Os diferentes tipos de dietas que existem atualmente para os animais de companhia influenciam diretamente em diversos fatores, como a saúde, o desempenho e a reprodução e por isso a qualidade dos alimentos dos animais de estimação tem vindo a ser melhorada, por isso é tão importante avaliar a componente nutricional fornecida por um determinado produto, para a escolha da melhor opção. Ou seja, é importante escolher um produto que preencha as exigências nutricionais e que ao mesmo tempo garante o bem-estar do animal.

Os nossos consumidores consideraram também importante ter em linha de conta os seguintes aspetos:

Variedade de produtos (depende da idade) – este ponto é importante no sentido que, ao escolher uma marca, o dono quer que essa marca consiga acompanhar todos os estádios de vida do seu animal de companhia.

Origem natural do produto:  a tendência da origem natural chegou a todos os pontos da vida do consumidor, e alimentação do seu animal de companhia não poderia ser diferente. O vegan, free from, clean label e benefícios funcionais proporcionados por ativos de plantas, são apelos cada vez mais considerados pelo consumidor.

Após avaliarem um conjunto de marcas de Alimentação Animal o nosso painel de consumidores decidiu que Purina Pro Plan é a marca que melhor corresponde às exigências dos donos e dos seus animais de companhia, com um grau de satisfação de 83,85%.

 

Guia do Consumidor 2021

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?