Aos Olhos do Zoo Santo Inácio os portugueses têm uma maior consciência na proteção e conservação dos animais?

Sabe-se que, desde 2004, a pesquisa por temas como biodiversidade, espécies ameaçadas ou aquecimento global aumentou substancialmente. No entanto, diz-nos a nossa experiência que defendemos melhor aquilo que nos é próximo e conhecemos e, por isso, temos um papel tão importante na sensibilização e envolvimento de todos para um só lema: defender e preservar a natureza.

Aliás, podemos dizer que, nos últimos anos, sentimos um aumento à adesão aos programas dos apadrinhamentos de animais, como forma de apoiar a conservação de espécies. Escolher apadrinhar um dos mais de 600 animais do Zoo, é preservar a biodiversidade, mas, também, investir no conhecimento, na sensibilização, uma vez que o padrinho fica habilitado a visitar o seu afilhado, quantas vezes quiser.

Contudo, quando iniciei o meu percurso no Zoo em 2006, sentia-se um afastamento muito grande em relação a temas ligados à natureza, zoos, conservação de espécies e sobre a missão de salvar o planeta. Atualmente, sinto que a maioria das pessoas que entra no Zoo Santo Inácio relaciona-se a um destes temas.

Quais são as espécies que despertam maior curiosidade?

Todos os animais têm as suas características e peculiaridades, por isso, aos olhos de cada um dos nossos visitantes, a curiosidade que cada animal desperta é diferente, de acordo também com as experiências de cada um e, claro, com o imaginário dos mais pequenos.

Mas, pela experiência, sabemos que os animais que fascinam os visitantes são aqueles  relacionados com um momento mais envolvente da visita: seja pela reação divertida de um animal, pela oportunidade de ver um tratador cuidar do habitat de um animal, uma ocasião que permita recordar histórias, ou, até, pela proximidade com um animal.

Qual é o principal objetivo do Zoo Santo Inácio?

O objetivo do Zoo Santo Inácio prevalece o mesmo desde a sua criação, em 2000: a aproximação do público visitante aos animais selvagens, num ambiente criado similar ao da sua origem, criando a oportunidade de os conhecerem melhor e, connosco, ajudar a  Preservar na Natureza.

O Zoo Santo Inácio tem três principais eixos de atuação:

  • Reprodução: cooperação em mais de 30 importantes Programas Europeus de Reprodução de Espécies Ameaçadas;
  • Variabilidade: manutenção de populações saudáveis para que as suas descendências possam um dia regressar aos habitats.
  • Educação: aproximação dos visitantes à vida selvagem e à compreensão do papel de cada animal na Natureza, favorecendo uma maior sensibilização para a sua conservação.

Que métodos sustentáveis são adotados no Zoo?

A sustentabilidade da vida na terra faz parte da nossa grande missão. De facto, não há planeta B e cabe-nos a todos ter um papel principal quando se trata de conservação da natureza e, em particular, das espécies ameaçadas.

No cariz de sustentabilidade ambiental, são cada vez mais as preocupações diárias do Zoo. Em carteira, temos várias ideias para pôr em prática em 2023, como plano de melhoria sustentável.

Novidades para 2023?

Espera-nos um ano em grande. Temos muitas novidades para 2023, no entanto terão de esperar e manter a atenção nas nossas plataformas de comunicação para poderem descobrir, em primeira mão, tudo o que temos reservado.

Podemos adiantar que vamos incluir espaços novos para animais, melhorar serviços, uma maior oferta pedagógica para as escolas e integração em vários projetos de Conservação in-situ e ex-situ.

Pelo primeiro ano, o Zoo Santo Inácio é eleito Escolha do Consumidor na categoria “Espaço de Entretenimento e Lazer – Porto”. O que significa para a marca receber esta distinção por parte dos consumidores?

É com grande orgulho que percebemos que somos reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos todos os dias e que as pessoas identificam o Zoo Santo Inácio como um espaço de natureza e, principalmente, de conservação da vida selvagem.

Ser nomeado pelo consumidor português significa o reconhecimento da nossa missão e de que o nosso trabalho tem muito mais por onde evoluir, com o apoio do nosso querido público visitante!

Teresa Guedes

Diretora

Zoo Santo Inácio

 

Curiosidades sobre a Teresa:

Formação: Licenciada em Engenharia Zootécnica

Marca da sua vida: Aveleda

Fonte de inspiração: Mãe e Pai

 

Zoo Santo Inácio foi eleito Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor