A beleza está nos olhos de quem a vê, diz o ditado. E por isso mesmo, esta lista põe diversas lentes para ver a praia através do olhar de quem gosta de sol, natação, mergulho, castelos de areia ou mesmo de algo completamente diferente. Descubra 10 praias europeias para passar umas férias fantásticas.
 

Elafonisi, Grécia
Elafonisi, em Creta, pode bem ser o arquétipo da praia numa ilha grega: mar turquesa e areia branca. É uma praia protegida, por vezes apelidada de praia cor-de-rosa devido aos seus bancos de coral. Para quem parte da vizinha localidade de Chania, a viagem é já metade da beleza que vai testemunhar.
Zlatni Rat, Croácia
Para quem se irrita com a areia nos sapatos, as praias de calhau da Croácia são as mais indicadas. Entre elas, Zlatni Rat já foi considerada por algumas publicações a mais bela da Europa. As pedrinhas brancas que compõem a praia têm outra grande vantagem: excelente visibilidade para os amantes de mergulho.
Grand Plage, França
Para quem prefere a sua praia mais aristocrática, Biarritz será sempre um destino de eleição. A princesa Eugénia construiu aqui o seu palácio no século XIX, hoje o Hôtel du Palais, e não tardaram a aparecer cabeças coroadas europeias no areal da Grand Plage. Ainda hoje Biarritz é um local para ver e ser visto.
Vik, Islândia
Algo completamente diferente? Que tal uma praia de areia negra onde chove na maior parte dos dias? A 180km de Reiquejavique, Vik é o oposto diametral da ideia clássica de praia. E no entanto, esta praia de basalto é considerada uma maravilha natural a não perder. Nem precisa levar chapéu-de- sol.
Pescoluse, Itália
Talvez não seja fácil de acreditar mas existem zonas de praia em Itália que ainda são relativamente desconhecidas. A região da Puglia começa a ganhar fama pelas suas praias que além de belas são merecedoras de grande número de bandeiras azuis. As águas pouco profundas da idílica Pescoluse são ideais para crianças.
Brittas Bay, Irlanda
Dizem os irlandeses que todas as suas praias são lindas: só é preciso estar sol… Quando tal acontece, Brittas Bay, a uma hora de Dublin, é a praia de eleição dos citadinos. Com um extenso areal, mesmo em dias de sol não é difícil encontrar lugar, e as dunas que a envolvem são ricas em fauna e flora locais.
Playa Illetes, Espanha
Existem clássicos que nunca sairão de moda. E Formentera, nas Ilhas Baleares, pertence a esta categoria. Pela beleza natural na sua paisagem e pela proximidade de todo o tipo de infraestruturas que tornam as férias na praia tanto relaxantes como estimulantes, é um destino para todas as idades e estados de espírito.
Porto Santo, Portugal
Já houve quem chamasse a Porto Santo uma enorme praia com um pouco de ilha ligada, que é só outra forma de dizer que esta ilha do arquipélago da Madeira foi feita para os amantes de mar e areia. Com 9 km de praia e águas cristalinas é impossível ficar mais perto dos trópicos sem cruzar fronteiras internacionais.
Comino, Malta
Quando a principal atração da praia dá pelo nome de Lagoa Azul, o cenário já está pintado. O incrível turquesa das águas é o que leva os visitantes a embarcarem para a pequena ilha de Comino mas a paisagem intocada desta ilha onde não circulam carros é o que os leva a desejar ficar mais tempo. Um paraíso para os praticantes de mergulho em apneia e windsurf.
Sandhammaren, Suécia
Sonha com um dia de praia que não termine? Com dias que duram até 20 horasdurante o mês de Junho, a Suécia não é um destino de praia tão improvável como pode parecer. Na zona apelidada de Riviera Sueca a beleza das praias é indiscutível e a areia de Sandhammaren é apontada como a mais fina da área. Para quem sonha com caminhadas a ver o pôr-do-sol bem tarde.
Qual a sua praia preferida? Comece já a planear a sua viagem aqui!