A Auchan Retail Portugal fechou 2020 com mais 2,1 mil toneladas de alimentos doados a cerca de 150 instituições de vários pontos do País. Além de apoiar famílias que precisam, a cadeia de supermercados pretende combater o desperdício alimentar, evitando que artigos ainda bons para consumir acabem no lixo.

É também com esse propósito que surge o projeto “Desperdício Zero”, através do qual a Auchan desenvolve uma oferta comercial que potencia o aproveitamento máximo dos alimentos. Além das doações, a retalhista possibilita a venda avulso de mais de 600 referências, dá espaço a frutas e legumes menos bonitos e aplica um preço de desconto a artigos com prazo de validade já próximo do fim.

Neste âmbito, nasceu ainda uma parceria com a aplicação Too Good To Go, que permite disponibilizar Magic Boxes em 32 hiper/supermercados e em 26 lojas de proximidade. Desde o seu arranque, em Novembro de 2019, a parceria já salvou cerca de 36 mil refeições e evitou a emissão de mais de 88 toneladas de dióxido de carbono.

O combate ao desperdício faz-se, na mesma medida, com a criação de produtos de economia circular, como o bolo de banana vegan, produzido com bananas demasiado maduras. Segundo a Auchan, já foram aproveitados quase 500 quilos de bananas.

Há iniciativas semelhantes relacionadas com o pão e com as borras de café das cafetarias das lojas Auchan, bem como um programa de gestão que, no ano passado, possibilitou valorizar cerca de 93% dos resíduos gerados pela actividade da empresa.

Auchan foi eleita Escolha do Consumidor 2021. Saiba mais aqui.

Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor