O impacto da pandemia de COVID-19 é transversal a quase todas as áreas de atividade e a categoria smartphone não sai impune. Um estudo realizado pela Kantar mostra que os consumidores, a nível mundial, estão a adiar a compra de um novo smartphone: só na Europa (considerando França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido), 20% está a deixar para mais tarde esta despesa; e 4% cancelou por completo o plano de adquirir um novo smartphone.

Por outro lado, 53% pretende manter a compra no momento previsto, 8% planeia gastar mais dinheiro do que contava antes da crise sanitária e 15% tenciona gastar menos.

A Europa não é, porém, a região onde esta tendência de adiamento se sente mais. Na Austrália, por exemplo, 37% dos consumidores está a mudar os seus planos. Nos EUA e na China, a percentagem de pessoas que irá adiar a compra também é semelhante (34%).

A Kantar sublinha que o adiamento irá resultar em ciclos de vida mais longos para os telemóveis que já estão em circulação. Ou seja, os consumidores passarão mais tempo com os equipamentos que já têm neste momento.

O mesmo estudo mostra que o novo coronavírus obrigou também a outra mudança no comportamento dos consumidores: nos mercados em análise, as vendas online passaram a responder por perto de dois terços do total no último trimestre. Na Europa, EUA e Japão, o crescimento deste canal foi de pelo menos 11%.

 

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